Notícias

Veja como foi a XXV Semana Jurídica da USCS

A Semana Jurídica, tradicional evento do curso de Direito da USCS, teve sua 25ª edição acontecendo entre os dias 22 e 26/8/22. O evento marcou a celebração do jubileu de prata do curso na instituição.

Aconteceram as seguintes palestras:

“Teletrabalho: novos desafios legislativos sob a ótica da MP 1.108/2022”, com a Dra. Aline Fidelis (Advogada sócia do escritório Tauil e Chequer) e com o Dr. Thiago Menegaldo (Advogado trabalhista, diretor tesoureiro da 39ª subseção – OAB SBC).

“A expressiva atuação da Justiça Federal da 3ª Região e suas competências”, com a Dra. Marisa Santos (Desembargadora Federal, Presidente do TRF3).

“Direito Regulatório e aspectos do Direito do Consumidor”, com a Dra. Renata Domingues da Fonseca (Chief Legal Officer da Gol Linhas Aéreas AS).

“Educação Jurídica Antirracista: desafios e possibilidades”, com o Dr. Adilson Moreira (Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard).

“Direito Disruptivo”, com o Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Mackenzie).

“Lavagem de dinheiro: história e perspectiva de prevenção e combate”, com o Dr. Fausto Martin De Sanctis (Desembargador Federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

“Estatuto da pessoa idosa e 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, com a Dra. Débora Gozzo (Professora Titular do Mestrado em Ciências do Envelhecimento e
da Graduação em Direito da USJT) e com a Dra. Fabiana Vicente de Morais (Doutora em Serviço Social pela PUC/SP).

“Estado de Direito e Direitos Fundamentais: evolução e perspectivas”, com o Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.

 

Júri Simulado

O júri simulado, em sua 22ª edição, marcou o primeiro dia da Semana e representou um caso de repercussão nacional, muito conhecido até hoje. Alunos do 4º e do 8º semestre, além de um aluno recém-formado, e professores do curso, desempenharam os papéis de defesa, acusação, testemunha e réu. O advogado Luiz Fernando Bertoldo foi convidado para atuar como o juiz.

Isabelle Silva, estudante do 2° semestre do curso, foi uma das sete pessoas sorteadas (todas estudantes dos semestres iniciais do curso) para compor o conselho de sentença do júri. Coincidentemente no dia de seu aniversário, ela viveu a experiência como um presente: “Eu tive a sorte e a honra de ser sorteada para ser uma das juradas naquele caso e foi simplesmente maravilhoso. Desde antes de entrar na faculdade eu já estava ansiosa para o tribunal do júri e logo que foi anunciado me inscrevi porque queria muito participar”.

“É o primeiro júri que participei e eu estou encantada até agora. Eu já havia visto outros júris simulados da USCS, no YouTube, mas nem se compara a estar ali. Eu sempre tive um amor pelo Direito Penal e é muito bom ter a experiência de ver e ter uma noção de como é a atuação da defesa e da acusação, como se portar, que tipos de perguntas fazer. É um meio excelente de nos introduzir (nós, alunos) nas práticas jurídicas”, explica Isabelle.

“O Direito é muito teórico e ter a experiência de assistir uma atuação traz a vontade de entender mais e participar também. A prática ‘real’ sempre nos faz ter muitos insights que se interligam com a parte teórica do curso; leva o entendimento da área a outro patamar. Nunca vi um júri simulado como o da USCS. Não foi apenas um júri, foi uma aula divertida e de muito conteúdo!”, conclui a estudante.

Para a gestora do curso de Direito, Profa. Dra. Cinira Gomes Lima Melo, essa Semana Jurídica foi muito esperada e planejada, assim como o júri simulado, que foi o primeiro “de volta” ao modo presencial, após versões virtuais, nos últimos dois anos, devido à pandemia.

“A Semana foi planejada com muito carinho pra comemorar nossos 25 anos de curso. Um curso maduro que traz pra todos os alunos, os de agora e os já formados, um conhecimento consolidado; e é gratificante ver o entusiasmo dos alunos acompanhando todo o evento”, celebra a professora, que também homenageou os gestores anteriores do curso: Prof. Otacílio Pedro de Macedo, Prof. Robinson Henriques Alves, Profa. Estela Cristina Bonjardim.

 

A Semana Jurídica 2022 foi organizada em parceria com a OAB de São Caetano do Sul. O evento acontece sempre no mês de agosto e é aberto à comunidade.

Clique aqui e conheça o curso de Direito da USCS.