USCS lança curso de Pós-Graduação em “Direção Estratégica e Governo”

Na manhã do dia 1/7, no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, aconteceu o lançamento do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu “Direção Estratégica e Governo”, onde está sediada a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, apoiadora institucional do curso.

O evento serviu para apresentar as diretrizes do curso, composto por métodos e técnicas fundamentais para o gestor público, de forma a diminuir o distanciamento entre a política e a ciência, ou seja, entre a prática e a teoria.

Segundo o professor Joaquim Celso Freire, responsável pela implementação do curso, a iniciativa se fundamenta na perspectiva de que é possível estimular as habilidades pessoais do dirigente político, mediante a formação em Ciências e Técnicas de Governo. “O governante precisa de ferramentas para um melhor entendimento da realidade social e para que possa planejar e realizar ações de políticas públicas verdadeiramente capazes de elevar os padrões de segurança, saúde, educação, mobilidade e demais anseios da população, gastando menos e fazendo mais”, afirma.

Para Aristogiton Moura, presidente do Instituto Carlos Matus e parceiro neste empreendimento, a USCS se coloca na dianteira do processo de modernização do estado, da máquina pública e da nova elite requerida para modernizar a forma de fazer governo e governar no Brasil e na América Latina. “Os últimos acontecimentos políticos têm mostrado que a estrutura estatal já não responde às necessidades da sociedade em termos de condução política estratégica e promotora do desenvolvimento e bem-estar social. Enfrentar a crise que está contaminando o nosso dia-a-dia e afetando nosso futuro depende de novos conhecimentos e novas práticas que nos reconduzam ao caminho da estabilidade e da tranquilidade social. A formação em Ciências e Técnicas de Governo, pela USCS, é o que de mais moderno e eficiente pode ser encontrado para esse fim”.

O curso está formatado em quatro módulos: Modernização e reforma da gestão pública; Planejamento estratégico moderno; Sistemas de direção estratégica; e Gestão e resultados. Cada um deles é composto por várias disciplinas, totalizando 480 horas, sendo 360h presenciais e 120h como trabalho de conclusão de curso.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Instituto  Carlos Matus.

Confira a matriz curricular:

Modulo Disciplina Carga horária
Módulo I: Modernização e Reforma da Gestão Pública – 80 horas Teoria e Prática das Macro organizações 20h
Estratégias de Modernização e Reforma da Gestão Pública 20h
Processo de Produção Organizativa e Macro organizativa I 20h
Processo de Produção Organizativa e Macro organizativa II 20h
Módulo II: Planejamento Estratégico Moderno – 120 horas Direcionalidade, Grande Estratégia e Prospectiva Estratégica I 20h
Direcionalidade, Grande Estratégia e Prospectiva Estratégica II 20h
Planejamento Estratégico Situacional – Momento I 20h
Planejamento Estratégico Situacional – Momento II 20h
Planejamento Estratégico Situacional – Momento IIII 20h
Planejamento Estratégico Situacional – Momento IV 20h
Módulo III: Sistemas de Direção Estratégica – 80 horas

Sistemas de Direção Estratégica 20h
Gabinete do Dirigente: Conceitos Básicos e Estratégias de Modernização 20h
Sistemas de Prevenção e Manejo de Situações de Crises e Emergências 20h
Sala de Situações (Sala de Governo) 20h
Módulo IV: Gestão e Resultados – 80 horas

Desenho e Implantação de Sistemas de Monitoramento e Avaliação da Gestão Institucional I 20h
Desenho e Implantação de Sistemas de Monitoramento e Avaliação da Gestão Institucional II 20h
Gestão Estratégica de Redes Sociais 20h
Desenho e Implantação de Observatórios de Políticas Públicas 20h
Modulo V: Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso (Orientação em ambiente virtual de aprendizagem) 120h

Mais informações em www.posuscs.com.br ou pelo telefone 4226-7215.

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.