USCS recebe visita de representantes da Universidade Politécnica de Timisoara-Romênia

Com colaboração de Regiane Bianchini

Alunos de Doutorado e Mestrado dos Programas de Administração, Comunicação e Educação da USCS participaram da apresentação realizada por representantes da Universidade Politécnica de Timisoara, na Romênia, no dia 29 de outubro, com o objetivo de aproximar pesquisadores dos dois países e esclarecer possíveis dúvidas sobre a parceria firmada entre as duas universidades e que permite aos estudantes ampliar conhecimentos e desenvolver pesquisas conjuntas naquele país.

Aos estudantes da graduação é possível obter a certificação multilíngue (romeno, inglês ou alemão) e dupla titulação nacional e internacional, além de conhecerem outra cultura em um espaço diferenciado na União Europeia, como explicaram o prof. Dr. Flaviu Mihai Frigura-Iliasa e da profª Drª Hannelore Filipescu, do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Timisoara.

Para aqueles que estão em fase de desenvolvimento de pesquisas, a abrangência se estende à possibilidade de cursar disciplinas na Romênia, assim como obter reconhecimento internacional por meio de projetos desenvolvidos em parceria com pesquisadores da Universidade Politécnica de Timisoara, por meio do Programa Erasmus+.

A Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro, que realizou visita à universidade romena no primeiro semestre, acredita que toda parceria com instituições de outros países possibilita a estudantes e professores experiências de nível internacional, propiciando o desenvolvimento de estudos que convirjam para soluções e reflexões significativas para a realidade dos países envolvidos.

O programa requer projetos afins em um programa voltado ao desenvolvimento de soluções para a urbanização e demais processos que exijam a participação das áreas de tecnologia da informação, engenharia, arquitetura e urbanismo.  Interessados poderão entrar em contato com a diretoria do Stricto Sensu da USCS ou a pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Também é possível obter informações sobre a universidade romena acessando www.upt.ro/international .