Notícias

USCS recebe palestra sobre saúde mental com a escritora Cintia Ribeiro

Publicitária recria a carreira durante burnout e escreve livro sobre saúde mental

“Por 20 anos vivo inserida no mundo corporativo, sendo 10 deles trabalhando para outras pessoas, 10 trabalhando para mim em empresas que fiz questão de construir de acordo com os valores em que acredito e dos quais me orgulho até hoje. E, mesmo assim, tive burnout”, declara Cíntia Ribeiro, publicitária que trocou a carreira corporativa pela literatura e acaba de lançar o livro não-ficcional “De fora para dentro” (editora Patuá).

A escritora irá proferir a palestra “A Pior Chefe de Mim Mesma”, no dia 13/5/24, das 18h às 19h, no auditório do campus Barcelona da USCS (AV. Goiás, 3400,  Barcelona, São Caetano do Sul – SP). Na ocasião, apresentará a publicação de sua autoria: “De Fora para Dentro”.

Descrevendo seu dia a dia como alta executiva, a narrativa fluida do livro é carregada de ironias, humor e zero autopiedade, trazendo pautas urgentes do universo (não só) feminino: saúde mental, transição de carreira, falta de tempo para os filhos, dificuldades do puerpério, amor-próprio, abuso sexual, só para citar algumas. “A grande descoberta que tenho depois de passar por esse processo de burnout e transformação com o apoio do RolfingR é que não há ambiente saudável capaz de nos proteger de nós mesmos. E isso nos convida à auto responsabilização. Eu era a pior chefe de mim mesma, priorizava todos os meus papéis (profissional, mãe, esposa, filha, amiga, voluntária…) e não a mim. Há uma parte que é da empresa, que posso cobrar das lideranças. Mas tem uma parte que se eu não fizer por mim mesma, ninguém fará. Dormir, por exemplo. Fazer xixi. Tomar banho. Tudo se resume a estar presente no agora: este é um dos caminhos para as mudanças que nos ajudam a nos priorizar”, explica Cíntia.

Fio condutor da narrativa, o RolfingR é uma abordagem que favorece a fluidez de movimento e o equilíbrio, utilizando a liberação da fáscia através de toque, associado à estimulação da percepção corporal e à melhoria da coordenação do movimento.

Atualmente, além da literatura, a autora se dedica a palestras e rodas de conversa para amplificar os diálogos em torno das temáticas trazidas pelo “De fora para dentro”, buscando maximizar o autoconhecimento, a autopercepção, a autoestima, o autocuidado e a autoamor para que cada indivíduo possa se elevar à potência única de ser quem é.

SOBRE A AUTORA
Cíntia Ribeiro é uma jovem escritora, cronista e comunicadora brasileira. Publicou o livro de crônicas “Trinta e umas” (2023) e é coautora de “Mães na quarentena” (editora Timo, 2020). Semanalmente, escreve sobre autoconhecimento na newsletter “Alma transgressora”, no Substack e no LinkedIn, além de trazer provocações  Bem-humoradas no podcast “Trinta e umas” no Spotify. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade pela ECA-USP é especializada em Negócios Digitais pela Universidad Autónoma de Barcelona.

CANAIS DIGITAIS
Instagram – @cintiaribeirosantana
Spotify: https://bit.ly/3Vb7h3a

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408
Regiane Chiereghim: regiane@gengibrecomunicacao.com.br
Débora Torrente: debora@gengibrecomunicacao.com.br
Patrícia de Andrade: patricia@gengibrecomunicacao.com.br

* Com informações de Gengibre Comunicação.