No dia 23 de agosto de 2022, a USCS recebeu o seu ex-aluno e artista plástico Fabrizio Dell’Arno. O artista, autor da pintura que ilustra o auditório Hélcio Quaglio, no Prédio B do Campus Barcelona, esteve no campus para ministrar uma palestra aos alunos da Escola da Indústria Criativa. Por meio da palestra, intitulada “na mente dos artistas”, Fabrizio abordou o desenvolvimento da criatividade, explicando como é possível, para o artista, ativar a imaginação produzindo pensamentos inovadores, citando características comuns nos artistas de sucesso, independentemente do seu período histórico.
Buscou ainda transmitir aos alunos a importância em acreditarem, antes de tudo, neles mesmos, as dificuldades no mercado de trabalho em um ambiente criativo e como muitos conseguiram supera-las. “Mecanismos como o ‘plano B’, ‘a paixão e a curiosidade’, ‘combinar dois ou mais elementos’, a diferença entre ‘copiar ou roubar na arte’ entre tantos outros processos criativos eram acompanhados com a história de muitos artistas de sucesso, entre eles Van Gogh, Abramovich ou mesmo Banksy. Com a apresentação, eu gostaria que os alunos compreendessem a importância de ser confiantes neles mesmos, acreditassem que os obstáculos em um ambiente criativo podem ser superados em diferentes maneiras e que o nosso mundo precisa de pessoas com uma mentalidade independente, livres e com a capacidade de pensar com a imaginação”, explica o artista.
Fabrizio explica que, desde que se formou, em 1999, continuou compartilhando o desenvolvimento de sua carreira com a universidade. Ele fez parte da primeira turma de Publicidade e Propaganda do ainda IMES e relembra um pouco de sua trajetória: “Desde o início, sempre tive muito apoio da universidade na minha carreira artística, muitos foram os trabalhos desenvolvidos com o apoio da USCS, trabalhei com o grupo teatral GRITE por anos, desenvolvendo cenografia e ajudando na direção artística, e vejo que ainda hoje, no campus de Barcelona, estão os murais de um projeto meu feito há mais de 20 anos, entre tantos outros projetos que pude contar com o apoio da universidade. Retornar em classe e poder compartilhar com os jovens estudantes um pouco da minha experiência em todos estes anos foi muito gratificante, sentia que eles eram curiosos em saber o motivo da minha vinda, me identifiquei com muitos deles lembrando quando era ainda aluno na USCS (IMES)”.