Notícias

USCS participa de Simpósio Internacional no México

O “IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura” aconteceu na Universidad Autónoma de Baja California, no México, entre os dias 3 e 5 de novembro de 2022. Participaram desta edição o Reitor da USCS, Prof. Dr. Leandro Campi Prearo, e os docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Profa. Dra. Priscila Perazzo e Prof. Dr. João Batista Cardoso.

Encerrando sua participação no evento, o Professor Leandro ministrou uma “Aula Introdutória Às Diversas Técnicas de Análise de Dados Multivariados”, para os coordenadores, professores e alunos dos Programas de Mestrado e Doutorado da UABC – México.

Veja abaixo vídeos com o resumo de cada dia do evento:

Primeiro dia (3/11/22) – Clique aqui para assistir.

Segundo dia (4/11/22) – Clique aqui para assistir.

Terceiro dia (5/11/22) – Clique aqui para assistir.

Estadia Acadêmica

Aconteceram também uma apresentação de mestrandas do PPGCOM e uma dos estudantes de Iniciação Científica da USCS. Já os Professores Priscila e João seguem no país para uma “estadia acadêmica”. Nesta etapa, eles ministraram um curso e estão trabalhando na parte administrativa, nos documentos para dupla titulação dos mestrados da USCS com a UABC.

TALLER
Narrativas de Memória e Interculturalidade
Profesores: Dr. João Batista Cardoso (USCS; UPM); Dra. Priscila Perazzo (USCS)
Público: estudantes de graduação em Comunicação de UABC, México
Duración: 9, 10 e 11 de novembro, das 15h às 18h
Local: Universidad Autónoma de Baja California – UABC, Campus Valle Dorado – Ensenada, Baja California, México
Sinopse: Oficina de produção de narrativas com estudantes de graduação a partir de suas experiências de vida. Tem como objetivo promover nos estudantes a reflexão sobre a construção da memória e identidade e as possibilidades da interculturalidade como práticas de construção do conhecimento social. Abordar campos teóricos como os estudos das linguagens, por meio da semiótica, e o estudo da memória, por meio das narrativas, de histórias de vida, para embasar a produção de arte e comunicação dos estudantes em suas áreas e disciplinas de formação. Por exemplo: as mídias, para os comunicólogos; material didático para pedagogos etc..

Programa
Dia 1: apresentação dos professores visitantes; apresentação das noções teórico-metodológicas das atividades; conversa com estudantes para reconhecimento do público e de suas histórias. Conceitos a serem abordados: Narrativa, Linguagens, Memória e Interculturalidade. Tarefas e exercícios para a próxima aula.
Dia 2: Exposição das fotografias de família coletadas e relatos orais das histórias que as imagens contam. Escolha das linguagens e das narrativas de produção. Orientação das tarefas para próxima aula.
Dia 3: Atividades práticas de construção de um produto de comunicação e arte que conte um acontecimento de sua história, utilizando as linguagens escolhidas e acionando os signos estudados. Exposição dos resultados.

Veja aqui outras fotos da participação da USCS no evento.

Confira outras atualizações no Facebook do IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura.