USCS lança Cadastro Geral das Indústrias de Diadema

No dia 25 de abril de 2017, aconteceu o evento de lançamento do Cadastro Geral das Indústrias de Diadema. O material foi produzido pela USCS, por meio de seu Instituto de Pesquisa (Inpes). O evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, aconteceu no Auditório do Paço Municipal da cidade.
Trata-se de uma base de dados, acessível a toda a população por meio do site da própria Prefeitura de Diadema (clique aqui para acessar), que possibilita o acesso às indústrias do município conforme a necessidade, tanto de um consumidor, quanto de um empresário ou gestor público. Por exemplo, na página, é possível localizar empresas por segmento, matéria prima utilizada, endereço entre outras informações. Ao todo, foram cadastradas 1.248 empresas.
Segundo o Diretor do Instituto de Pesquisa da USCS, Prof. Dr. Leandro Prearo, o material tem dois grandes objetivos: o primeiro é subsidiar políticas públicas mais eficientes para nichos específicos da indústria local. “Com os dados coletados e segmentados, é possível a assertividade das políticas públicas para determinados segmentos, tendo em vista que se conhece melhor a área”, explica.
O segundo objetivo é fomentar negócios entre as empresas do município e da região, a partir do acesso ao cadastro, o que possibilita conhecer melhor outras empresas no mesmo segmento na cidade.
Ao todo, a pesquisa e coleta das informações levou cerca de seis meses. O levantamento já foi realizado anteriormente com a cidade de São Bernardo do Campo. Segundo Prearo, um cadastro unificado de toda a região é uma possibilidade. “A ideia é incentivar que cada município tenha o seu levantamento, gerando um cadastro regional unificado”.