Por Daniel Vaz
Projeto “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local” tem a participação de universidades de três países.
Esta é uma iniciativa promovida através de uma parceria desenvolvida entre a USCS, a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – (FLACSO/sede Guatemala) e a Universidad Metropolitana (Colômbia), que é financiada pela Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (NOREC).
O projeto é desenvolvido de maneira simultânea em Barranquilla (Colômbia), na cidade de Quetzaltenango (Guatemala) e no Grande ABC, através de atividades formativas, de pesquisa e extensão social desenvolvidas nesses territórios, tendo como eixo de trabalho a promoção de cuidados com o meio ambiente e a prevenção de riscos decorrentes das mudanças climáticas, temáticas relacionadas com as agendas globais pelo desenvolvimento sustentável, como os ODS, o Acordo de Paris e o Marco de Sendai, buscando a elaboração de um pensamento crítico e propositivo ao redor dessa temática e o estímulo de capacidades de protagonismo entre os participantes das atividades relacionadas com o projeto, suas instituições e comunidades.
As equipes de trabalho em cada país são formadas por três profissionais: 1 coordenador do núcleo e 2 profissionais que vem dos outros países participantes. No Brasil, a coordenação do projeto está sob responsabilidade do Professor Daniel Vaz, que conta com o psicólogo colombiano, Aquiles Santodomingo, e o cientista político e professor universitário guatemalteco Brandon Montúfar.
A USCS conta com um participante na Guatemala, Samuel Carvalho, membro do departamento de comunicação da USCS e Mestre nessa mesma área. Em Barranquilla, encontra-se Karen Kristien, Mestra em Cultura e Territorialidades, integrante da equipe da FLACSO Brasil no Rio de Janeiro. Cada um dos participantes permanecerá 1 ano em seu país de destino.
As primeiras atividades voltadas à participação da comunidade da USCS começam em breve, e serão informadas pelos canais de divulgação da universidade.