Conversamos com o gestor Enio Moro Junior sobre a história, características e futuro deste curso.
Primeiros formandos de Arquitetura e Urbanismo da USCS.
Os 17 formandos da turma que ingressou no 1º semestre de 2018 em Arquitetura e Urbanismo na USCS, participaram da cerimônia de colação de grau no Clube Atlético Aramaçan, na quinta-feira dia 26 de Janeiro de 2023. Foram 5 anos de experiências e desafios intensos, que resultaram no reconhecimento do curso pelo Conselho Estadual de Educação por 3 anos. Confira aqui a portaria de reconhecimento.
Além disso, todos os trabalhos de conclusão da primeira turma foram expostos na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul durante mais de 30 dias entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Veja aqui.
USCS assina convênio com Universidade da Colômbia.
O professor Enio conversou conosco, e você confere abaixo a entrevista que mostra um panorama completo do curso, que faz parte da Escola da Indústria Criativa, é composto por 10 semestres altamente dinâmicos e possui cerca de 160 alunos matriculados atualmente.
USCS: Como você descreve a jornada desse período de início do curso até a formação da primeira turma?
Enio: A jornada de implantação do curso foi fantástica. Para iniciar as aulas, antes mesmo dos móveis chegarem, improvisamos algumas mesas, cadeiras e equipamentos básicos em pequenas salas de aula do Campus Barcelona. Lembro dos alunos brincando que aqueles móveis eram da fazenda da USCS, algo assim. Essa fase foi muito rápida, cerca de 2 meses depois já tínhamos todas as mesas necessárias, os softwares de arquitetura para o laboratório de computação gráfica, em pouco tempo toda a estrutura estava montada, algo que, de toda minha experiência em outras instituições, a USCS foi extremamente ágil para que isso ocorresse. Num segundo momento, fomos para o Campus Conceição, na minha opinião um dos melhores Campi da USCS, e lá tivemos a possibilidade de montar os demais laboratórios e espaços.
Atualmente, estamos lá com o FABLAB, que é o Laboratório de Fabricação Digital, onde tem as impressoras 3D, máquina de corte a laser e a Router CNC (enorme máquina que corta madeiras a partir do projeto no computador), com o laboratório de computação gráfica, com o canteiro de obras que é muito ativo, e também com o laboratório de sustentabilidade aplicado à arquitetura. Foi um processo bacana, e então todo ano, absolutamente todo ano, temos inovações que são adquiridas e implantadas pela USCS, o que faz do nosso curso muito atualizado.
Teoria e prática: infraestrutura da USCS permite que estudantes vivenciem o dia a dia da profissão.
USCS: Sendo o primeiro e único gestor do curso até o momento, você presenciou todos os acontecimentos dele. Quais são os mais marcantes?
Enio: Dos grandes acontecimentos do curso, tenho alguns que foram inesquecíveis. Um deles foi a montagem do FABLAB, umas máquinas grandonas, pesadas. Tivemos que quebrar portas para que as máquinas entrassem, então foi uma experiência de muita felicidade e muita alegria tbm. Uma segunda experiência muito legal são as viagens que o curso promove. Fomos para cidades mineiras com professores e alunos, em parceria de hospedagem com o SESC. Pouquíssimos cursos no Brasil oferecem viagens com professores e alunos para que os alunos conheçam in loco a história da arquitetura, urbanismo, história da arte. Então essa foi uma experiência muito bacana. Clique aqui para ver como foi a viagem a Minas Gerais.
Outro momento muito legal foi uma das palestras que realizamos. Todo ano fazemos palestras para comemorar a abertura do curso, sempre no final de fevereiro. Uma delas, um pouco antes do início das medidas restritivas da pandemia, foi com Ruy Ohtake, Ele, arquiteto brasileiro, premiadíssimo e fantástico. Foi a última palestra dele em público, ele foi ao Campus Conceição, tirou foto com os alunos, uma palestra inesquecível, e dias depois dessa palestra teve o fechamento necessário pela pandemia. Ele ficou em casa, tinha outros problemas de saúde e veio a falecer, mas a gente ficou com essa lembrança no coração de que a última palestra do Ruy Ohtake foi com a gente.
Ruy Ohtake, um dos maiores nomes da Arquitetura brasileira.
“Um outro momento fantástico foi neste ano, com o reconhecimento do curso. A comissão de especialistas nos elogiou muito, elogiou nosso projeto pedagógico, e não tivemos nenhum apontamento, o que significa que estamos com tudo dentro dos altos padrões de qualidade que o curso precisa ter”, explica Enio.
USCS: Sabemos, nos bastidores, o seu profundo envolvimento com o curso e os alunos. O que para você é indispensável durante o ensino de arquitetura na graduação? E por que as pessoas devem cursar arquitetura na USCS?
Enio: Como é um curso que valoriza as ações práticas, a questão de ser 100% presencial é muito importante, acho que só a USCS tem isso hoje. A questão de ter laboratórios conectados com questões do presente e do futuro, como, por exemplo, mudanças climáticas, inteligência artificial aplicada ao urbanismo, as visitas técnicas, enfim, trata-se de um diferencial importante. O terceiro diferencial muito importante é que nós respeitamos a proporcionalidade de 1 professor para cada 15 alunos nas disciplinas práticas, o que é muito legal. E talvez o quarto, o que me toca mais, é que nosso curso tem como objetivo despertar os talentos dos alunos nos vários campos da arquitetura. Nosso curso não é um curso de formação em massa padronizada. Cada aluno vai se formar arquiteto para poder trabalhar na área que mais gosta, então nos nossos trabalhos finais de graduação, nossos TCCs, tivemos trabalhos das várias áreas da arquitetura, o que nos deixou muito contentes.
Alunos de Arquitetura e Urbanismo montam casinhas para cachorro em atividade de integração.
Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza oficina de desenho.
USCS: Formamos a primeira turma, o que é uma grande conquista, mas manter um curso tem sempre grandes desafios. Como você enxerga e lida com eles para que o curso se estabeleça e se mantenha no futuro?
Enio: Os nossos desafios para o futuro após este primeiro ciclo avaliativo são muito bacanas: o primeiro é aumentar a inserção regional. Queremos que o curso seja um laboratório de ideias de urbanismo e arquitetura para toda a região do Grande ABC. É uma coisa muito importante. A segunda questão é que tenhamos mais ações ligadas à comunidade, ou seja, trazer pessoas de fora para atuar trabalhando em nossos laboratórios. Conseguir uma articulação maior com o SESC, que já temos uma parceria muito profícua, mas avançar nessas áreas. E a quarta, talvez a mais importante, seria essa construção dos espaços para novas percepções da arquitetura. Temos um projeto de um espaço para práticas imersivas de arquitetura que estamos desenvolvendo, no qual eu consigo em uma sala por exemplo projetar a parede com a janela, então o aluno vai ver a janela dele de verdade como ela é feita. Eu consigo projetar a planta no chão, então o aluno vai ver a sala, o quarto, quais são os tamanhos, se as coisas cabem ou não, além de equipamentos novos de holografia, comunicação. Essa questão do futuro será fundamental para o nosso próximo ciclo avaliativo.
USCS: Você foi escolhido como patrono da noite, e homenageado como paraninfo dessa turma. Parabéns!! Qual é a sensação dessa demonstração pública de carinho e reconhecimento pelos estudantes?
Enio: A alegria de ser escolhido como patrono e paraninfo foi enorme! Quando fui comunicado disso fiquei mudo por alguns instantes, falei: “eu né, poxa, tem tantos professores tão bacanas”, e foi uma surpresa. Não é falsa modéstia não, fiquei muito feliz! Adorei ver os alunos, e durante a colação de grau passou um filminho na minha cabeça de todos os momentos do curso, de todos os desafios. E como conseguimos superar tudo isso.
Devo falar uma coisa muito importante que aprendi na USCS, que é uma escola fantástica, uma universidade modelar. Já trabalhei em outras instituições públicas e privadas, em cargos de coordenação, em outras funções, mas na USCS é que eu percebo com muita clareza que todo mundo está pensado para o mesmo lado, todo mundo dentro das diferenças, obviamente, dos professores, que é muito rica, mas todo mundo quer ter bons cursos, bons laboratórios, uma boa inserção no mercado de trabalho, então isso é muito prazeroso. Fiquei muito contente por ter sido lembrado como patrono e paraninfo, mas agradeço constantemente essa possibilidade de fazer parte de um time como o da USCS. Estamos num momento muito favorável e só tenho agradecer a todos mais uma vez.
Prof. Dr. Enio Moro Junior, patrono e paraninfo da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS.
Clique aqui para saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS.