USCS firma importantes convênios para Medicina

Nesta semana, a USCS firmou convênios com duas importantes instituições, para atividades práticas nos cursos de medicina São Caetano do Sul e Bela Vista (SP).
Na terça-feira (5/12), aconteceu a cerimônia para assinatura da parceria entre a USCS e o Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP). O evento foi realizado nas dependências do próprio Hospital. O convênio terá duração de dois anos, havendo interesse de estender por mais dois, para que parte do internato possa ser realizada na instituição.
Por meio dele, estudantes de medicina do 3º e 4º anos atuarão, juntamente com os professores preceptores, nas seguintes áreas: Ambulatórios, com 20 especialidades clínicas e cirúrgicas; Centro de Referência de Saúde do Trabalhador e Centro de Reabilitação.
O Gestor do Curso de Medicina da USCS (Campus Bela Vista), Prof. José Lucio Martins Machado, parabenizou a todos pela parceria, destacando a participação da estudante do próprio curso e funcionária do Hospital, Ana Carolina Oliveira Filhiolino, que fez os primeiros contatos entre a USCS e o Hospital da Força Aérea: “Gostaria de chamar a atenção ao nome da Tenente Ana Carolina, que motivou a união de esforços entre essas duas instituições, para que nós chegássemos a este momento, a assinatura deste honroso convênio. Nós entendemos que essa conjunção de esforços se deve ao trabalho de muitas pessoas, que ficam no dia a dia, na construção dessas duas importantes instituições”.

Hospital Heliópolis – Internato a partir de 2018
Já na quinta-feira (7), aconteceu o evento para assinatura de convênio entre a USCS e o Hospital Heliópolis, destinado, principalmente, ao internato dos estudantes de medicina (Campus São Caetano). O encontro aconteceu nas dependências da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, com a presença do Secretário do Estado da Saúde de São Paulo, Dr. David Uip.
Para o Gestor do Curso de Medicina de São Caetano do Sul, prof. João Carlos da Silva Bizário, a experiência que os estudantes terão com a parceria irá agregar ainda mais qualidade ao curso: “O Hospital Heliópolis é extremamente tradicional, de altíssima complexidade, além de ser reconhecido pela residência medica, pelo mestrado, pelo doutorado, e historicamente forma grandes e renomados médicos. O fato de os nossos estudantes poderem estagiar e conhecer um grande serviço como este hospital sem dúvida tem muito a acrescentar para o curso de medicina”.
O Secretário David Uip explica a importância da parceria: “Não se forma alunos de medicina sem bons hospitais e uma boa rede básica de saúde. Hoje o Estado participa com o Hospital Heliópolis, um dos principais hospitais do Estado, formador de pessoas nas diversas áreas de saúde. Desta forma, a USCS é uma universidade que terá garantida a oportunidade de estágios refinados e modernos e que vão preparar os alunos para vida e para o futuro”.

Os estudantes devem iniciar as atividades no Hospital Heliópolis no final do mês de janeiro, passando por todas as especialidades médicas (revezamento de turmas), durante os quatro semestres que compõe o internato (40 horas semanais). O convênio terá vigência de 10 anos.
Na última segunda-feira (11), aconteceu a cerimônia oficializando o convênio o Hospital Heliópolis, além de celebrar a parceria da Universidade com a rede de Saúde de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Saiba mais.