Por Samuel Carvalho
Fotos de Matheus Grotti
No dia 20 de agosto de 2024, a equipe do projeto “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”, iniciativa promovida por meio de uma parceria entre a USCS e a Universidad Metropolitana (Colômbia), financiado pela Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (NOREC), esteve presente no Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20, realizado na Fundição Progresso, no centro do Rio de Janeiro.
Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e os líderes das 20 maiores economias do mundo, o evento contou com a participação de diversas autoridades federais, estaduais e municipais. Cerca de 1.000 participantes de organizações acadêmicas, sociais e movimentos populares de todo o país circularam pelo evento, que foi dividido em três plenárias de acordo com as grandes prioridades do G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental; e a reforma da governança global.
USCS inicia projeto internacional financiado por Agência da Noruega
As sínteses das contribuições apresentadas nas plenárias vão compor um documento final que servirá de base para as discussões da Cúpula Social do G20, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro deste ano, também no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que ocorre uma tribuna popular no G20. Além disso, o evento também marcou o lançamento da plataforma G20 Social Participativo, espaço onde todos podem interagir.
USCS participa do “Lançamento dos Encontros Amazônicos Pré-COP 30”