Notícias

USCS encerra XXVII Semana Jurídica com julgamento de Bentinho, do clássico “Dom Casmurro”

De 19 a 22/8/24, o curso de Direito da USCS realizou a sua XXVII Semana Jurídica. O evento recebeu profissionais da área jurídica de excelência que trouxeram aos estudantes conhecimento técnico e atualizações da área. Apresentamos aqui alguns destaques da Semana.

No 1º dia de evento (19), no período da manhã, a USCS recebeu o  Dr. Jaques Bushatsky, que abordou um tema muito interessante e, na mesma medida, polêmico “A lei e os usos nos condomínios: a interpretação feita hoje” colocando em pauta várias questões que exigem cautela, paciência, inteligência emocional e conhecimento da legislação condominial para serem solucionadas e que muitas vezes exigem a presença de um advogado junto aos condôminos, situações e circunstâncias que apesar de difíceis e complexas foram apresentadas com muito bom humor e que contaram com reflexão e puderam ser solucionadas não só com o conhecimento técnico da lei mas, sempre com o equilíbrio, bom senso e empatia e bom senso do palestrante. Bushatsky é advogado, foi Procurador do Estado de São Paulo e Juiz do TIT/SP por dois mandatos, chefiou a Procuradoria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

No período da noite, aconteceu o painel: “Os reflexos da tecnologia na Advocacia”, com o Dr. Luiz Augusto Filizzola D’Urso. “Mesmo não sendo um advogado vocacionado, por gostar muito de TI e com a admiração que sempre tive pelo meu pai, o Dr. Luiz Flávio D’Urso, um advogado renomado e respeitado no Estado de São Paulo, acabei trilhando o mesmo caminho profissional dele e, hoje, sinto-me satisfeito com a minha escolha profissional e por atuar no campo dos Crimes Cibernéticos”, disse o profissional. O advogado vê um grande espaço para os operadores do Direito nesse novo ramo e salientou que o em um escritório o jurista não fica mais só preso em livros. Ao narrar as suas experiências, o palestrante mostrou para os alunos que há campos novos campos para os estudiosos do Direito, na área da Tecnologia e Inovação, enfatizando a jurimetria. O mesmo aconteceu com o Dr. Paulo Henrique Tavares que dividiu o painel com o Dr. Luiz D’Urso apresentando informações técnicas e estatísticas sobre os reflexos da tecnologia na advocacia. Ambos deixaram claro que a tecnologia é um instrumento que deve agregar o trabalho do operador do Direito.

Na terça-feira (20), no período da noite, o curso de Direito recebeu a Dra. Diana Brustein que apresentou aos estudantes “Os aspectos gerais da reforma tributária”. A palestrante transitou pelas constituições federais pretéritas e criou um divisor de águas estabelecendo qual o elemento vetor do sistema tributário nacional vigente e estabeleceu os motivos que legitimam a reforma no momento, explicando-a para os alunos de forma clara e objetiva, ensejando muitas perguntas que acabaram por dinamizar e enriquecer os trabalhos.

Na quarta-feira (21) pela manhã, o Dr. Frederico Afonso Izidoro trabalhou com o público presente o tema “O impacto da era digital na defesa dos direitos humanos”. Partiu da ideia de Direitos Humanos para indagar o que mudou e como a Inteligência Artificial pode ser aproveitada para melhorar e ajudar o quadro nacional e mundial.

Na quinta-feira à noite, o Dr. Ricardo Freitas trouxe o tema “Inteligência artificial para Advogados”, destacando os novos rumos da atividade profissional do Direito, dos operadores, enfatizando as oportunidades que se abrem diante de tantas ferramentas que devem ser bem trabalhadas pelos juristas, bem como a celeridade que se impõe diante da nova dinâmica imposta pela nova tecnologia. O profissional inovou e complementou com mais informações e detalhamentos os ensinamentos apresentados na palestra da segunda-feira. O profissional demonstrou também o cuidado que todos devemos ter com o manejo da inteligência artificial pois, afinal, ela é um instrumento criado pelo homem, por ele alimentado e passível de equívocos, de modo que deve ser sempre fiscalizado pela inteligência humana que jamais será dispensada ou superada.

O último dia de evento, foi marcado pelo tradicional Júri Simulado realizado pelo curso, que, este ano, chega à sua 24ª edição, reunindo alunos, ex-alunos, professores e profissionais para o julgamento de bentinho, em uma adaptação da obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.


Sobre o curso de Direito da USCS

O curso de graduação em Direito da USCS tem como objetivo formar um profissional que estude, reflita, critique e compreenda todas as dimensões do saber jurídico na sociedade contemporânea. Para isso, o estudante é incentivado a desenvolver suas habilidades, a partir de competências e que também auxiliam à comunidade. Além disso, o ensino é integrado e pesquisa com ênfase nas necessidades atuais do universo jurídico. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Direito da USCS.