Hoje, 1º de agosto, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) completa 55 anos.
Atualmente, a USCS conta com seis campi (quatro em São Caetano do Sul, um em São Paulo e um em Itapetininga), 11 mil alunos e mais de 1,5 mil colaboradores, e tem se destacado por sua participação em ações voltadas à comunidade (inclusive para os pets dos munícipes, com o Hospital Veterinário Universitário Municipal São Lázaro), além de participar de diversos projetos inovadores na área de pesquisa.
- Campus Barcelona
- Campus Centro
- Campus Conceição
- Campus Manoel Coelho
- Campus Bela Vista – São Paulo
- Campus Itapetininga
Confira, abaixo, um pouco sobre a história da instituição:
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) iniciou suas atividades em 1968, oferecendo dois cursos de Graduação: Economia e Ciências Políticas e Sociais, ambos expressos no próprio nome da instituição à época: Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A turma inicial era formada por 130 estudantes.

Aula inaugural da então Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, realizada na Câmara Municipal, em 31 de julho de 1968
Em 1970, já instalada no campus da Avenida Goiás, a Faculdade passa a se denominar Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES).
Em 1982, é criado o INPES, o atual Instituto de Pesquisa da USCS. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos desde então, destaca-se a pesquisa socioeconômica do ABC, que reúne importantes indicadores regionais. No mesmo ano, a instituição dá início à primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu da região, sendo uma das primeiras instituições no Estado a preocupar-se em oferecer educação continuada para além da graduação. Em 1998, por sua vez, a implementação do Programa de Mestrado em Administração marca o início da oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
No ano 2000, a instituição passa à condição de Centro Universitário, resultado do consistente período de crescimento por qual passava a instituição. Em 2021, a USCS inicia sua atuação em saúde, com o início do curso de Educação Física, abrindo mais uma vertente no grande leque de serviços que oferece à comunidade.
Em 2004 é inaugurado o Campus Centro (localizado na Rua Santo Antônio – SCS). Ainda em 2004, a instituição conquista o status de Universidade. Nasce, assim, oficialmente, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Em 2014, deu-se a criação do curso de Medicina, que passou a ser oferecido no mesmo ano. Em 2016, a instituição passa a contar com uma unidade na cidade de São Paulo: trata-se do Campus Bela Vista, localizado na Rua Treze de Maio, nº 681, Bela Vista, SP, oferecendo o segundo curso de medicina da Universidade.
Em 2017, os estudantes dos MBAs e cursos de especialização passam a ter novo endereço em São Caetano do Sul: o sexto andar do prédio comercial localizado na rua Manoel Coelho, número 600. Em 2018, ocorre a inauguração de mais uma unidade na cidade: o Campus Conceição, localizado na Rua Conceição, 321, onde, no ano seguinte (2019), passa a funcionar o Colégio Universitário USCS.
Em 2020, é inaugurado o Centro de Pesquisa Clínica, que já no início de suas atividades, participou de forma direta no enfrentamento da pandemia do covid-19, com a testagem da vacina Coronavac, junto ao Instituto Butantan. No final do mesmo ano, passou a realizar também o estudo da vacina da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson. Atualmente (2023), está realizando estudo da vacina Butanvac, produzida pelo Instituto Butantan.
Em março de 2022, a USCS inaugurou o seu sexto campus. Localizado na cidade de Itapetininga, é o 1º campus fora da região metropolitana de São Paulo. Atualmente, o novo campus oferece o curso de Medicina, completando então três cursos de Medicina ofertados pela Universidade. O campus Itapetininga também é um dos polos dos cursos de EAD da USCS.
Em março de 2023, foi inaugurado o Hospital Veterinário Universitário Municipal São Lázaro, localizado na Rua Pernambuco, 76. Acima da previsão de atendimentos esperada, o Hospital chega a atender atualmente cerca de 350 pets por semana.
Com mais de 90% dos alunos ativos no mercado de trabalho, nosso crescimento, nos últimos anos, foi exponencial, e a relação com São Caetano do Sul e região está em nosso DNA. O crescimento da USCS está alicerçado na nova forma de gestar a coisa pública e, certamente, o papel da Universidade permeará todos os níveis de políticas em que o objetivo seja modernizar.
É por isso que em seus 55 anos, a USCS segue, a cada momento, buscando inovar, estar perto da região e sua gente e, especialmente, de São Caetano, a cidade que nos abraça todos os dias!