Notícias

USCS celebra 25 anos do curso de Jornalismo com debate sobre os desafios e perspectivas da profissão

A USCS comemorou o marco dos 25 anos do curso de Jornalismo. Fundado em 1999, ainda no antigo IMES, o curso teve sua primeira turma formada em 2002. Desde então, já são mais de mil jornalistas egressos da USCS, que hoje atuam em grandes veículos de comunicação, empresas e plataformas digitais. 

No dia 08/11/24, no auditório do campus Barcelona, houve uma celebração pelo aniversário do curso. O evento reuniu professores, alunos e ex-alunos para discutir os desafios e a importância do jornalismo em um cenário de rápida transformação digital.

O reitor da USCS, Prof. Dr. Leandro Prearo, explicou que o curso se destaca desde o início pela formação crítica de seus alunos, fundamentada em três pilares: professores qualificados, infraestrutura moderna e uma rede de contatos sólida no mercado. “Esses elementos são o que garantem a excelência dos profissionais que saem da USCS. A instituição adaptou sua metodologia para preparar os estudantes frente aos novos desafios, como a ascensão da influência digital e o uso de novas tecnologias, enquanto reforça os valores éticos da profissão”, afirmou Leandro.

Conheça a trajetória do curso de Jornalismo na USCS (páginas 8 e 9)

Já para o Prof. Me. Roberto Araújo, o profissional formado pela USCS está preparado para atuar em qualquer área: “Revitalizamos o nosso currículo para dar mais possibilidades aos alunos. Hoje, além dos veículos tradicionais, nosso formado está preparado para atuar em qualquer área — seja no marketing, gestão de mídias sociais ou até em agências de propaganda, desempenhando o papel de gestor de conteúdo. O curso de Jornalismo da USCS se preparou e continua preparado para formar profissionais completos e versáteis, prontos para enfrentar os desafios desse mercado em constante transformação”.

Mediando o debate, a Prof. Dra. Lilian Crepaldi, gestora do curso de jornalismo da USCS, abordou a relevância do jornalismo em meio ao grande volume de informações nas redes, já que, diante da era digital, o Brasil é o país com o maior número de influenciadores do mundo. 

A jornalista Letícia Gouveia, formada na USCS em 2022, ressaltou a importância dos quatro anos de formação acadêmica para que os alunos entendam e preservem a credibilidade da profissão: “Influenciadores possuem técnicas variadas, mas o jornalista traz a análise crítica e a apuração correta dos fatos, qualidades essenciais para a confiança do público”.

Gabriela Stancov, formada na USCS em 2022, também compartilhou sua visão sobre a diferença entre influenciadores e jornalistas: “Há algo único no jornalismo. Mesmo com o avanço da tecnologia, apenas os jornalistas são treinados para apurar e contar histórias de forma comprometida e precisa”.

Egresso da turma de 2007, o jornalista Leandro Amaral relembrou com emoção seu tempo na universidade. Ele contou que defendeu seu TCC no mesmo auditório, abordando um documentário radiofônico sobre religião, e destacou a importância de manter o compromisso com a língua e a informação: “Hoje, todos têm uma rede social e querem contar histórias, mas é o comprometimento com a precisão que diferencia o jornalista. O que mais recebo são perguntas sobre a veracidade das informações e isso mostra que as pessoas ainda buscam a orientação de um profissional de verdade”.

A celebração dos 25 anos do curso de Jornalismo da USCS reafirma a importância da formação ética e técnica dos jornalistas, especialmente em um mundo de constantes mudanças. A universidade reforça, assim, seu compromisso em preparar profissionais capazes de informar com responsabilidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais bem informada e consciente.

Clique aqui para conhecer o curso de Jornalismo da USCS.

Acompanhem momentos da cerimônia em comemoração ao aniversário de 25 anos do curso de Jornalismo da USCS clicando aqui.