Notícias

Universidade Aberta 2024 acontece de 9 a 13 de setembro; veja a programação

Acontece, de 9 a 13 de setembro de 2024, mais uma edição do “Universidade Aberta”, um conjunto de atividades educativas, artísticas e culturais realizadas anualmente pela USCS, que reúne uma série de ações voltadas à comunidade, direcionadas, sobretudo, aos estudantes e professores do ensino básico da região.

Neste ano, o tema é: “Da poesia falada ao lugar da educação na construção de cultura de paz”.

 

Veja a programação:

09 a 13/09

Instalação Artística Interativa: “SLAM [!!!] o bater da porta, o fechar da janela, uma pancada de poesia, educação e protesto”

O SLAM é uma competição de poesia falada que surgiu no início dos anos 1980, em Chicago, nos EUA, e aportou em terras brasileiras no ano de 2008. Bebendo na fonte do Rap e do Hip-hop, no Brasil ele passou a ser um movimento ligado às populações periféricas – em relação a qual Centro? – e à juventude preta. A poesia falada, compartilhada, sobretudo, em espaços públicos, dão conta de debates sócio-políticos e emocionais. Desigualdade, violência, visibilidade, amor, dores, medos, família e o futuro – poesias faladas que buscam trilhar caminhos para a paz.

A Exposição Interativa se forma por (3) três espaços cenográficos e (4) quatro painéis informativos que dão conta de contar a história do movimento nos EUA e no Brasil; de reproduzir ‘poesias faladas’ emblemáticas desses 15 anos de movimento no Brasil; os principais nomes e ações do SLAM e, num último espaço, onde teremos uma criança preta coroada, haverá um pequeno palco com microfone e caixa amplificadora para que os visitantes possam dizer as suas ‘poesias faladas’. SLAM!

Público: Aberto à comunidade
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

09 a 13/09

Exposição Um ACERTO de Cor

A exposição ‘Um ACERTO de Cor’ busca, por meio de três eixos/espaços expográficos, informar e sensibilizar para a necessidade de se travar uma luta contra o racismo no Brasil.

Eixo I – as cores que nos formam
No primeiro eixo, trazemos um panorama da formação do povo brasileiro. De 100 anós atrá e na atualidade. A porcentagem da população que é preta,  branca e a indígena. Divisão entre gêneros;

Eixo II – a origem do defeito
Aqui fazemos um mergulho histórico na formação do processo escravocrata no Brasil, a sua violência e o processo de abolição sem nenhum programa ou preocupação de amparo a essa população escravizada. De onde vem as origens das ações e compreensões racistas que perduram em nossa sociedade até a atualidade;

Eixo III: a cor que nos move, inspira e comove
No último eixo, buscamos dar acesso a nomes de negros importantes das artes brasileiras, nas suas mais diversas expressões, e parte de suas obras; para que possamos apontar um pensamento de como essa construção é essencial em nossas vidas e também nos forma. está em nós.

E assim iniciar ou consolidar um processo de letramento anti-racista.

Público: Aberto à comunidade
Local: Campus Conceição (Rua Conceição, 321 – Santo Antônio – SCSul/SP)

09/09

9hA jornada em prol do desarmamento de diferenças Dirigida por Dados

Desarmando as diferenças: Educação para construção de cultura de paz. Esta oficina tem o objetivo de colaborar com a fluência de dados dentro de um cenário de cultura de paz. Os jovens que aceitam o convite para vivenciar uma jornada Dirigida por Dados têm a oportunidade de gerar valores, para, ao finalizar o processo proposto, estarem preparados para criar insights que colaborem com “tomadas de decisões” universais, em prol da cidadania, de forma integrada e colaborativa. Vamos juntos percorrer a jornada dos “gafanhotos” da Iniciação Científica deste ano, aprendendo mais sobre qualidade de água, utilizando dados secundários, de diversas fontes abertas e públicas! Venha viver uma experiência de storytelling de dados!

Palestrante: Profa. Ma. Regina Albanese Pose
Público: Estudantes de ensino médio / aberto à comunidade
Local:  Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

10h –  Oficina de Cordel

Oficina propõe conversa sobre cordel – “causos e cuntecidos” – com jovens na construção de cordel.

Palestrante: Moreira de Acopiara
Público: Fundamental II
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

15hSlam: uma vertente caudalosa

Uma oficina/palestra sobre o slam e a necessidade de estabelecer comunicação com outras vertentes poético/literárias.

Palestrante: Sérgio Ravi Rocha Odin
Público: Estudantes de ensino médio e Universitários
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

15h – Oficina de Apoio à Saúde Mental: Violência Escolar e o Bullying

Oficina de apoio à saúde mental dos participantes com enfoque sobre a violência escolar. Nas últimas décadas a violência física e verbal vem aumentando nos espaços sociais: trabalho, escola e em casa. E com os avanços da tecnologia, o bullying passou também a ser digital. O bullying é uma questão ampla e persistente que afeta indivíduos de todas as idades e contextos, incluindo escolas, ambientes de trabalho e comunidades. Temas desenvolvidos: definir o que é bullying, identificar suas diferentes formas (físico, verbal, social, cibernético) e entender como ele se manifesta em diferentes contextos (escolar, laboral, online); explorar os Efeitos Psicológicos do Bullying; Debater os impactos emocionais e psicológicos do bullying nas vítimas, agressores e testemunhas; sensibilizar os participantes para os efeitos a curto e longo prazo, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e estresse. Estimular a discussão e a colaboração entre diferentes partes interessadas para enfrentar o bullying de maneira eficaz.

Palestrante: Vitor Hugo da Silva Rodrigues
Público: Estudantes do ensino médio / aberto à comunidade
Local: Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50 – Centro – SCSul/SP)

17h30 – Batalha de rima com integrantes do movimento “Batalha do Senna”

O movimento do rap e a batalha de rima é um debate de ideias improvisadas com som de fundo e ritmo. Quem rima e argumenta melhor, ganha a batalha.

Público: Estudantes do ensino médio / aberto à comunidade
Local: Campus Itapetininga (Av. Dr. Ciro Albuquerque, 4.750 – Taboãozinho – Itapetininga/SP)

19h – Comunicação não violenta e cultura de paz

A Comunicação Não Violenta (CNV) prioriza a escuta ativa, a expressão honesta de sentimentos e necessidades e a busca por soluções que atendam a todos os envolvidos. A CNV cria um espaço de diálogo construtivo e empático propondo uma nova forma de expressar desejos e necessidades, optando por um caminho conciliador e pacífico.

Palestrante: Ana Maria Nastri Manfredini Coltri – Fisioterapeuta, mestre em educação e psicanalista
Público: Estudantes do ensino médio / aberto à comunidade
Local: Campus Itapetininga (Av. Dr. Ciro Albuquerque, 4.750 – Taboãozinho – Itapetininga/SP)

18h30 Inauguração da Instalação Artística Interativa

“SLAM [!!!] o bater da porta, o fechar da janela, uma pancada de poesia, educação e protesto”

Público: Aberto à comunidade
Local: Pátio Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

19h – Empreendedores de sonhos – inovação, ética e propósito a serviço de ações estudantis de impacto social 

A atividade vinculada ao Centro de Inovação INOVA USCS, trata-se de uma oficina de inovação social, orientada para estudantes do ensino médio, para organizarem ações acadêmicas de contribuição comunitária utilizando de métodos e técnicas do mundo da inovação e dos negócios, adaptadas para alicerçar práticas e protagonismos estudantis. Após a contextualização de cenários e perspectivas de sociedade e a apresentação das ferramentas didáticas, propõe-se reunir os participantes em grupos para exercícios de ideação de ações acadêmicas de contribuição social e comunitária.

Facilitador/palestrante: Prof. Me. Ricardo Carvalho de Almeida
Público: Estudantes de Ensino Médio
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

10/09

9h – Construtores de Sociedade: “Seja você a mudança que quer ver no mundo”

Roda de Conversa/Oficina – A atividade visa abrir um espaço de reflexão participativo para pensar como num mundo com tantas demandas e desafios, os jovens podem provocar mudanças positivas, atuar de maneira significativa para o bem comum, independentemente de sua origem ou de suas circunstâncias pessoais.

Facilitador: Comunidade Bahá’í de São Caetano do Sul
Público: Estudantes de ensino médio e Universitários
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

10h –  Oficina de Cordel

Oficina propõe conversa sobre cordel – “causos e cuntecidos” – com jovens na construção de cordel.

Palestrante: Moreira de Acopiara
Público: Fundamental II
Local: Campus Conceição (Rua Conceição, 321 – Santo Antônio – SCSul/SP)

18hO papel do fator humano na construção de uma nação civilizada: O papel das instituições de ensino e da própria sociedade.

Colocar em perspectiva o cenário da educação no país – e os limites de suas potencialidades – para a construção de uma sociedade mais próspera, humana e democrática. Propõe-se entender o contexto brasileiro no campo da economia e da educação e de que forma estes elementos se complementam na construção de um projeto de nação.

Palestrante:  Prof. Dr. Volney Gouveia
Público: Estudantes de ensino médio / Universitários e comunidade
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

19h30Mesa: Desarmando as diferenças – educação para construção de cultura de paz.

Mesa de debates e apresentação dos cases da Emef Campos Salles – Heliópolis e do Instituto Ruhi – proposta bahá’í de um programa de educação, com o objetivo de trazer reflexões sobre o indissociável papel da educação para a construção de cultura de paz. A educação para a paz abre caminhos para a construção de uma nova cultura baseada nos valores universais, como a cidadania, preparando novas gerações para um inovador consenso fundamental sobre convicções humanas integradoras, projetos de vida, comportamentos, línguas, modos de vida, conceitos científicos, sistemas. O protagonismo da juventude, a valorização de sua linguagem e expressão artística, cultural e de seus posicionamentos, bem como o envolvimento de pais e comunidade, são fundamentais na ativação da Cultura de Paz no ambiente escolar, com o objetivo de estabelecer pilares de sustentação compreendidos no respeito, educação, ética, convivência diálogo e cooperação. A paz é um estado de harmonia que se manifesta em três dimensões: consigo mesmo ou paz interior; com os outros ou paz social: e com a natureza ou paz ambiental.

Prof. Me Robson Gonçalves da Silva
Prof. Braz Rodrigues Nogueira
Me. Vahíd Shaikhzadeh Vahdat
Público: Estudantes do ensino médio/Aberto à comunidade
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

11/09

9h – Empreendedores de sonhos – inovação, ética e propósito a serviço de ações estudantis de impacto social 

A atividade vinculada ao Centro de Inovação INOVA USCS, trata-se de uma oficina de inovação social, orientada para estudantes do ensino médio, para organizarem ações acadêmicas de contribuição comunitária utilizando de métodos e técnicas do mundo da inovação e dos negócios, adaptadas para alicerçar práticas e protagonismos estudantis. Após a contextualização de cenários e perspectivas de sociedade e a apresentação das ferramentas didáticas, propõe-se reunir os participantes em grupos para exercícios de ideação de ações acadêmicas de contribuição social e comunitária.

Facilitador/palestrante: Prof. Me. Ricardo Carvalho de Almeida
Público: Estudantes de ensino médio
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

14h – Diálogos LiteraRua

No período e marco em que a Cultura Hip Hop celebra 40 Anos no Brasil, artistas da cultura hip hop da região do ABC, propõem a realização de um Seminário que aborda análises e contribuições das ações de produção e fomento que o Hip Hop produz, e que colabora diretamente para a economia cultural e criativa.A ação terá como elemento principal de diálogo a Literatura Periférica, de forma integrada com os elementos do hip hop e da cultura urbana, como o Rap, o Breaking, o DJ, o Graffiti, entre outras iniciativas que de forma direta e transversal promovem a divulgação e fomento da cultura.A produção cultural e artística é acompanhada da curadoria da Nação Hip Hop Brasil, conceituada rede do movimento hip hop com notória atuação há mais de 20 anos.

Palestrante: Beto Teoria
Público:  Estudantes do ensino médio
Local: Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50 – Centro – SCSul/SP)

19h30 – “Cooperação educativa, a paz como direito e dever da sociedade”
XV Seminário Universidade Cultura e Sociedade – “Da poesia falada ao lugar da educação na construção de cultura de paz”

O protagonismo da juventude, a valorização de sua linguagem e expressão artística, cultural e de seus posicionamentos, bem como o envolvimento de pais e comunidade, são fundamentais na ativação da Cultura de Paz no ambiente escolar, com o objetivo de estabelecer pilares de sustentação compreendidos no respeito, educação, ética, convivência, diálogo e cooperação. A paz é um estado de harmonia que se manifesta em três dimensões: consigo mesmo ou paz interior; com os outros ou paz social; e com a natureza ou paz ambiental. A ONU define a cultura de paz como um conjunto de valores e atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida, baseado no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.

Palestrantes: Profe Dra Daniela Bucci Okumura, Profe Ma Rita Alves, Profe Escritora Jacqueline Baumgratz
Público: Estudantes do ensino médio/Universitários/aberto à comunidade
Local: Auditório Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

12/09

9h – Construtores de Sociedade: “Seja você a mudança que quer ver no mundo”

Roda de Conversa/Oficina – A atividade visa abrir um espaço de reflexão participativo para pensar como num mundo com tantas demandas e desafios, os jovens podem provocar mudanças positivas, atuar de maneira significativa para o bem comum, independentemente de sua origem ou de suas circunstâncias pessoais.

Facilitador: Comunidade Bahá’í de São Caetano do Sul
Público: Estudantes de ensino médio/Universitários
Local: Campus Conceição (Rua Conceição, 321 – Santo Antônio – SCSul/SP)

16h –  Apresentação de trabalho/ estudo/ práticas laboratoriais: O legado de Mário de Andrade na poesia oral urbana

É Mário de Andrade, em seu “Prefácio interessantíssimo”, de Paulicéia desvairada, e em “A escrava que não é Isaura” que acaba por instituir alguns parâmetros que serão seu grande legado, como a transformação linguística, ao propor o abrasileiramento da língua portuguesa, o verso livre longo, presente na poesia oral urbana praticada nos slams, e a perspectiva subjetiva do poeta na metrópole.

Palestrante: Fabiano Fernandes Garcez
Público: Estudantes de ensino médio/Universitários/Aberto à comunidade
Local: Campus São Paulo (Rua Treze de Maio, 681 – Bela Vista – São Paulo/SP)

19h30 – “Poesia que educa”
XV Seminário  Universidade, Cultura e Sociedade – “Da poesia falada ao lugar da educação na construção de cultura de paz”

A construção de uma cultura de paz é um desafio complexo que exige a união de múltiplas estratégias e abordagens. Entre essas, a educação e a poesia emergem como poderosas ferramentas para fomentar valores de respeito, empatia e cooperação. Propomos nessa mesa explorar a interseção entre essas duas áreas, destacando como a poesia falada e outras formas de expressão poética podem ser integradas ao contexto educacional para promover uma cultura de paz.

Palestrantes: Profe Ma Andreia teixeira da Silva e Profe Me Samuel de Jesus Pereira
Público: Estudantes de ensino médio/Universitários/Aberto à comunidade
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

13/09

9h –  “Rimas em Alta: Batalha pela Paz”

Apresentação de Hip Hop e batalha de rimas

Palestrante: Prof. Allan Regis dos Santos
Público: Estudantes de ensino médio/Universitários/Aberto à comunidade
Local: Campus Conceição (Rua Conceição, 321 – Santo Antônio – SCSul/SP)

8h às 12h –  Curso Educador brincante, feliz estudante!

Composto de oficinas práticas, que ocorrerão num mesmo local, a cada momento, com um orientador diferente

OFICINA 1 – Corpo, movimento e equilíbrio pela sabedoria da Yoga (LUCI FERREIRA)
OFICINA 2 – Arte, cultura e brincadeiras que ensinam (JACQUELINE BAUMGRATZ)
OFICINA 3 – Como trabalhar música de forma lúdica na escola (CELSO PAN)
OFICINA 4 – O jogo teatral (MOAH BAUMGRATZ)
OFICINA 5 – Ritmos e Jogos corporais (ALMIR LUZ)

Público: Estudantes de Pedagogia e Psicologia/Educadores das escolas da região
Importante: é necessário fazer inscrição para participar das oficinas, clicando aqui.

Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

14h30 – Show Brinca Brasil – Cia. cultural Bola de Meia 

Dez artistas brincantes transportam o público para várias regiões brasileiras, celebrando as matrizes, indígenas, africanas, ameríndias e portuguesas. Este show é fruto de uma pesquisa musical feita a partir de uma caravana nacional pelo Brasil profundo. O público participa dançando, cantando e brincando com os ritmos brasileiros.

Público: Livre
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

15h30 – Oficina de Apoio à Saúde Mental: Violência Escolar e o Bullying

Oficina de apoio à saúde mental dos participantes com enfoque sobre a violência escolar. Nas últimas décadas a violência física e verbal vem aumentando nos espaços sociais: trabalho, escola e em casa. E com os avanços da tecnologia, o bullying passou também a ser digital. O bullying é uma questão ampla e persistente que afeta indivíduos de todas as idades e contextos, incluindo escolas, ambientes de trabalho e comunidades. Temas desenvolvidos: definir o que é bullying, identificar suas diferentes formas (físico, verbal, social, cibernético) e entender como ele se manifesta em diferentes contextos (escolar, laboral, online); explorar os Efeitos Psicológicos do Bullying; Debater os impactos emocionais e psicológicos do bullying nas vítimas, agressores e testemunhas; sensibilizar os participantes para os efeitos a curto e longo prazo, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e estresse. Estimular a discussão e a colaboração entre diferentes partes interessadas para enfrentar o bullying de maneira eficaz.

Palestrante: Vitor Hugo da Silva Rodrigues
Público: Estudantes do ensino médio / aberto à comunidade
Local: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – Barcelona – SCSul/SP)

16h – Empreendedores de sonhos – inovação, ética e propósito a serviço de ações estudantis de impacto social 

A atividade vinculada ao Centro de Inovação INOVA USCS, trata-se de uma oficina de inovação social, orientada para estudantes do ensino médio, para organizarem ações acadêmicas de contribuição comunitária utilizando de métodos e técnicas do mundo da inovação e dos negócios, adaptadas para alicerçar práticas e protagonismos estudantis. Após a contextualização de cenários e perspectivas de sociedade e a apresentação das ferramentas didáticas, propõe-se reunir os participantes em grupos para exercícios de ideação de ações acadêmicas de contribuição social e comunitária.

Facilitador/palestrante: Prof. Me. Ricardo Carvalho de Almeida
Público: Estudantes de Ensino Médio
Local: Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50 – Centro – SCSul/SP)

O evento é realizado pela USCS, com apoio da RN Produções e da Ideia Cultura e Pesquisa.

Dúvidas e mais informações: 
Comissão Organizadora – Universidade Aberta 2024
proeduc@online.uscs.edu.br




Jornalista, pós-graduada em Marketing.