Notícias

Confira os destaques do Universidade Aberta 2016

De 8 a 17 de setembro, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), promoveu mais uma edição do Universidade Aberta.
Neste ano, o projeto tratou das Intolerâncias como tema central de palestras, oficinas, debates e intervenção artística.

Cerimônia de Abertura

No dia (8/9) aconteceu, no Auditório do Campus Centro a cerimônia de abertura da 11ª edição do projeto de extensão Universidade Aberta.
Na oportunidade, o Prof. Dr. René Licht da USCS, comandou uma palestra que debateu diferentes contextos acerca das Intolerâncias, tema central do evento este ano. A abertura contou com a presença do professor e responsável pela área de Extensão da USCS, Joaquim Celso Freire.

 

Oficina: Workshop interferências na fotografia

A atividade trata da possibilidade de alterar-se uma imagem manualmente, seja por instrumentos que alterem sua cor (canetas, por exemplo), ou mesmo textura (costura sobre a foto). Para isso, a USCS recebeu o fotógrafo Nario Barbosa, que ministrou as oficinas aos participantes.

 

Instalação Artística e Interativa
“A construção e a desconstrução do discurso e do olhar: Como olhamos, reafirmamos ou transformamos os olhares para as diferenças”

A instalação interativa aconteceu de 8 até o dia 17/9, no Pátio do Campus Barcelona e teve como proposta um diálogo direto com o visitante acerca dos olhares e discursos construídos pelo tempo a respeito das minorias (sobretudo no que se refere à representação e direitos); olhares que são construídos e que oferecem grande resistência ao processo de desconstrução  e reconstrução.

Contação de história – CIA JU CATA-Histórias

A atividade direcionada ao ensino infantil e fundamental 1

 

Encerramento

Colóquio: Olhares da Intolerância

No sábado (17/9), das 10h às 12h, no Auditório do Campus Barcelona ocorreu o Colóquio: Olhares da Intolerância, que tratará da intolerância por diferentes escolas do pensamento como a Psicologia, a Educação, as Ciências Contábeis, Saúde e Direito.


Teatro: “Da Vinci, Maquiavel e Eu”

O monólogo “Da Vinci, Maquiavel e Eu”, com o ator Tadeu di Pyetro, encerrou as atividades da 11ª edição do Universidade Aberta é. A apresentação teatral acontece no sábado (17/9), a partir das 20h, no Teatro do Campus Barcelona. A entrada é gratuita. 





Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.