Notícias

UniMais promove tarde intergeracional com alunos da EMEF Elvira Paolilo Braido

Por Lucas Tadeu – Estagiário, estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo

Com brinquedos produzidos pelos alunos da UniMais através de materiais recicláveis, as crianças da EMEF Elvira Paolilo Braido tocaram, cantaram, dançaram e se divertiram ouvindo músicas antigas, vivenciando assim uma “tarde intergeracional”.

Para a professora Milene, esses encontros são enriquecedores para todos, pois são encontros que promovem memórias. Os idosos são contagiados pela alegria das crianças. Ela conta que viu alunos da UniMais se permitindo ser criança de novo, brincando, dançando e outros se divertindo e ajudando os pequenos a brincarem.

Já para as crianças, a professora acredita que, sem perceber, vão aprendendo que o envelhecimento saudável é possível, percebem que as limitações da idade existem e precisam ser respeitadas. Por fim, ela diz que esses encontros ajudam a diminuir o etarismo que, infelizmente, existe em nossa sociedade, seja de modo explícito ou velado.

Já a professora Luciana Lorenzini disse que a tarde intergeracional que passaram foi de surpresas: “O que havíamos programado não saiu exatamente como planejamos. Então as coisas acontecem de forma natural e foi melhor que o esperado. Ver as crianças utilizando os instrumentos musicais confeccionados pelos idosos da UniMais foi emocionante. Eles se entregam, sem vergonha ou medo de errar e assim a tarde foi prazerosa com momentos de gritos de guerra, muita dança, brincadeiras compartilhadas e o sorriso no rosto de todos”.

A UniMais funciona às terças e quintas, das 14h às 17h, no Campus Barcelona da USCS, na Avenida Goiás, n° 3400, Bairro Barcelona, em São Caetano do Sul-SP.




Jornalista, pós-graduada em Marketing.