Notícias

Colaboradores da USCS participam de treinamento e de Brigada de Incêndio

Com a colaboração de Edmário José Paulo

Entre os dias 14 e 16/05/19, os colaboradores da USCS participaram do Treinamento e Formação de Brigada de Incêndio.

O curso foi realizado nas dependências do Campus Conceição e contou com a participação de aproximadamente 55 colaboradores da universidade e 2 colaboradores da empresa de segurança patrimonial Power.

O técnico de Segurança do Trabalho, Edmário José Paulo, ressaltou a importância da iniciativa em promover o curso de brigadista, pois “se trata de uma medida cautelar que garante a preservação da vida dos ocupantes e colaboradores envolvidos em um caso de sinistros, como focos de incêndio”.

Segundo o profissional, em casos mais graves, onde exista feridos, a brigada poderá dar os primeiros socorros enquanto aguarda a chegada de um médico ou bombeiro local e, quando necessário, orientar a evacuação do prédio de forma a garantir e preservar a integridade dos ocupantes da edificação.

O curso abordou noções de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios, que foram divididas entre a parte teórica e a parte prática. Os colaboradores realizaram manobras de desengasgo, técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), e técnicas de transporte de acidentados.

No combate aos princípios de incêndios, aprenderam sobre os tipos de extintores e classe de incêndio; e, na parte prática, montaram linhas de mangueiras no hidrante e apagaram princípios de fogo fazendo uso dos extintores.

Veja fotos: