Por meio da parceria entre os Programas de Pós-graduação em Comunicação da USCS e UNIP, a tese da Dra. Cristine Gleria Vecchi (UNIP), orientada pela professora da mesma instituição, Dra. Bárbara Heller, ganhou menção honrosa no III Prêmio ABHO de Teses em História Oral, com a pesquisa “Comunicação e memória: Narrativas orais de vida dos produtores e distribuidores da Tribuna Metalúrgica no ‘novo sindicalismo’ (1978 a 1985)”. A premiação ocorreu no dia 25 de julho de 2022, durante o XVI Encontro Nacional de História Oral, no Salão Nobre do IFCS/IH da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Os PPGCOMs da USCS e UNIP atuaram em conjunto nesta pesquisa. A Dra. Cristine Vecchi contou com o apoio metodológico do núcleo de pesquisas Memórias do ABC, liderado pela Profa. Dra. Priscila Perazzo, que é especialista em História Oral, e com apoio tecnológico do Laboratório Hipermídias para gravação, edição e organização dos depoimentos em mídia digital.
O tema central de pesquisa da tese consiste nas memórias da clandestinidade, isto é, as narrativas de história oral de vida de pessoas que produziram e/ou distribuíram os jornais Tribuna Metalúrgica, seu Suplemento, bem como o ABCD Jornal, quando o Sindicato esteve sob intervenção do governo militar.
“Essa premiação é um reconhecimento não só para mim, mas para todos que contribuíram para que essa pesquisa fosse realizada. Principalmente aos depoentes que muitas vezes abriram suas casas para compartilhar lindas memórias de vida e de luta”, comenta Dra. Cristine.