Notícias

Simpósio de Farmácia celebra os 20 anos do curso na USCS

Aconteceu, nos dias 26 e 27 de setembro de 2022, o “IX Simpósio de Farmácia”, no campus Centro.

O evento celebrou os 20 anos do curso na USCS e ofereceu palestras com os seguintes temas: “Adesão terapêutica”, “Radiofármacos”, “Atuação do farmacêutico na perícia criminal”, “Canabinoides: como e por onde eles agem?”.

Segundo a gestora do curso, Profa. Dra. Cristina Vidal, cerca de 1.000 profissionais se formaram no curso de Farmácia da USCS, ao longo dessas duas décadas: “Nosso curso teve a primeira turma formada em 2005, então a estimativa é de termos formado mil farmacêuticos. Inclusive, tem ex-alunos atuando em outros estados e em outros países.”

E sobre o Simpósio, ela explica: “Os alunos de todas as turmas são convidados para organizar o evento. Eles vão atrás das palestras, de brindes e de patrocinadores. O objetivo é sempre trazer profissionais que falem sobre atualidades e novidades no mercado. A palestra de radiofármacos, por exemplo, é de um ex-aluno que se formou na primeira turma do curso”.

Da esquerda para a direita: Prof. Leandro Prearo (Reitor da USCS), Profa. Cristina Vidal (Gestora do curso de Farmácia), e Prof. Paulo Deliberato (Diretor do Campus Centro).

O ex-aluno em questão é Adriano Radin, farmacêutico responsável pela implantação da Radiofarmácia em diversos hospitais, inclusive a do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

“Eu acho muito importante essa oportunidade de divulgar áreas diferentes aos estudantes. Como ex-aluno, me sinto honrado em voltar pra cá e dividir um pouco da minha experiência na minha área de formação com muitos alunos que, às vezes, não conhecem áreas específicas, como a radiofarmácia. Pra mim, é muito gratificante ver que a instituição tem esse olhar, essa preocupação em trazer ex-alunos que possam dividir com os atuais, de forma a engrandecer também a formação deles”, explica Adriano.

Adriano Radin

Para Izamara Roberta, estudante do 8º (e último) semestre do curso e atual presidente do Centro Acadêmico de Farmácia, é muito importante a participação de todos os alunos: “Acho importante porque num evento como esse temos várias vivências diferentes. Esse é meu 4º Simpósio e, além de ajudar a organizar, a gente faz contato com profissionais do mercado, por exemplo”.

E sobre estar na reta final do curso, Izamara comenta: “Foram anos de muito trabalho e estudo, mas o corpo docente daqui é maravilhoso. O diferencial da USCS é o trato do docente, dos gestores, com os alunos; eles são muito próximos da gente e isso ajuda muito”.

Ana Clara Alvarenga, aluna do 6º semestre do curso, também ressalta a proximidade com os professores: “Os professores são muito atenciosos. A gestão do curso também, pois temos muitas oportunidades aqui dentro – recebemos sempre vagas de estágio e emprego; fomos a primeira faculdade a visitar a Apsen (indústria farmacêutica); os palestrantes que vem aqui; isso é um diferencial”.

“Fico grata e feliz em participar da organização desse evento, pois aqui a gente conhece outros profissionais e outras áreas que podemos vir a trabalhar futuramente. A integração das turmas é importante”, explica Ana Clara, sobre a participação no Simpósio.

Da esquerda para a direita: Izamara Roberta, Ana Clara e Nicole Alice.

O Reitor da USCS, Prof. Dr. Leandro Prearo, destacou a importância de um evento como esse: “Todo Simpósio é importante porque vai ao encontro do que a USCS está preconizando hoje, que é pesquisa e extensão. Esse Simpósio tem um ‘tempero especial’ que é de comemorar o 20º ano do curso na USCS. Mais de mil alunos formados farmacêuticos nesse período, motivo de orgulho pra todos nós, assim como outros cursos da área da saúde que fazem 20 anos em 2022. Alunos, professores e gestores, todo mundo teve importância pro curso ter a qualidade que tem hoje”.

Também participaram do evento: Danyelle Cristine Marini – Diretora do Conselho Regional de Farmácia (CRF – SP); Lilian de Melo Barbosa – Perita Criminal do estado de São Paulo desde 2013; e Stefanie Souza – Consultora de cannabis para fins medicinais.

Clique aqui e conheça o curso de Farmácia da USCS.