Com colaboração de Monica Tilli
No dia 9 de março, às 18h, acontecerá no auditório do campus Centro da USCS o “1º Seminário de Metabolômica”, com a participação do Professor Rodrigo Ramos Catharino, Livre docente, com Pós-Doutorado na Florida State University e no Instituto de Química da UNICAMP. Ele é o Coordenador do Laboratório Innovare de Biomarcadores. Ganhador de vários prêmios por sua atuação e inovação na área científica e do SUS, ele é um dos maiores especialistas em Metabolômica do Brasil. Na palestra, ele apresentará as inúmeras possibilidades desta técnica.
O evento vale AACC para todos os cursos. Inscrições aqui.
Metabolômica é o estudo do conjunto de metabólitos (produto do metabolismo de uma determinada molécula ou substância) de um determinado sistema biológico; surgiu no final do século 20, em resposta à impossibilidade de se investigar o metabolismo completo de organismos vivos utilizando-se de técnicas de isolamento e determinação estrutural.
A metabolômica tem sido aplicada como ferramenta diagnóstica inovadora em clínica de estudos biomédicos, como uma estratégia emergente, associada à bioinformática e avanços das técnicas analíticas. Ela é implementada para entender os processos de patofisiologia, incluindo a pesquisa de novos diagnósticos ou biomarcadores de prognóstico de várias desordens orgânicas, como diagnóstico de cânceres, doenças crônicas, degenerativas e genéticas. Há também um possível uso na saúde do trabalhador, relacionado ao ambiente de trabalho com risco de substâncias tóxicas como benzeno, metais pesados e análises do ambiente.
Muito além disso, na área ambiental, há inúmeras aplicações da metabolômica, que podem auxiliar em suspeitas de contaminação ambiental, com técnicas específicas como a petrolômica (para petróleo), metalômica (específica para metais), poluentes e microrganismos (vírus, bactérias entéricas, parasitas), e na avaliação de controle posterior em consonância com as diretrizes de segurança hídrica.
Na área de biotecnologia, o seu uso é ainda mais estratégico, uma vez que os pacientes podem se beneficiar, no futuro, de um de tratamento específico, pois a metabolômica é uma técnica importante para encontro de alvos para desenvolvimento de moléculas específicas para tratamentos.
Em relação às vacinas, o recente avanço nas tecnologias de desenvolvimento de novos produtos com o uso da metabolômica e da proteômica nessa área não é só relativo à saúde humana como também à animal. Na área industrial, o controle de resíduos tóxicos e desenvolvimento de produtos é também bastante amplo.
A USCS, em breve, terá o laboratório multiusuário de metabolômica mais moderno do Brasil (estará situado no Campus Centro). Conhecer esta técnica será fundamental para as pesquisas que se desenvolverão na Universidade.