Notícias

“Retratos de São Caetano do Sul” – Alunas de Arquitetura e Urbanismo da USCS apresentam trabalho sobre área central da cidade

Por Franceli Guaraldo

A Profa. Dra. Franceli Guaraldo e suas orientandas Beatriz Correia Marcolongo e Bianca Cristina Sanches, do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS, participaram da “Mostra de Iniciação Científica (MIC) 2024”, que ocorreu no dia 19/10/2024, com a apresentação de um trabalho de pesquisa na área de patrimônio, cultura e memória urbana da cidade de São Caetano do Sul, temática que é relevante e contemporânea na área de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e no campo das Ciências Sociais como um todo.

O trabalho apresentado pelas alunas contém os principais resultados da pesquisa de Iniciação Científica intitulada “Narrativas e Representações Relacionadas ao Patrimônio, Cultura e Memória de Interesse Público da Arquitetura, do Design e das Cidades da Região do ABC Paulista”, elaborada sob a orientação da Profa. Dra. Franceli Guaraldo, dentro do Programa de Iniciação Científica da USCS na Graduação, no período de 2023-2024, estando associada ao grupo de pesquisa do CNPQ “Memórias do ABC: Comunicação e Educação, Memória e Cultura”, coordenado pela Profa. Dra. Priscila Perazzo.

Franceli e as estudantes Beatriz e Bianca

Franceli e as estudantes Beatriz e Bianca

A pesquisa foi realizada junto ao acervo da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e também junto às redes sociais, tais como o Facebook e o Instagram, em perfis relacionados à cidade, e reúne uma série de narrativas orais e fotográficas que evocam memórias dos habitantes da cidade de São Caetano do Sul, que estão relacionadas aos espaços urbanos e edificações dos bairros Fundação, Centro e Cerâmica, situados na área central da cidade.

“Esse trabalho evidencia a apropriação dos espaços urbanos pelas pessoas em seu cotidiano e a importância da memória social e das narrativas orais e fotográficas, que modelam as identidades dos indivíduos e grupos sociais, sendo que o ato de narrar tais memórias possibilita reinterpretar os espaços urbanos e a arquitetura das cidades”, explica Franceli.

“Dessa forma, destaca-se a importância das narrativas orais e da memória como uma forma de participação social em práticas preservacionistas do meio urbano, ou seja, como um modo mais inclusivo de pensar as questões que norteiam os estudos de patrimônio cultural, fortalecendo valores que permitem o reconhecimento de identidades diversas nas cidades”, conclui a professora.

A partir de uma síntese sobre a pesquisa realizada sobre a memória e as representações dos bairros situados nas centrais da cidade, foi elaborado o documentário “Retratos de São Caetano do Sul”, com acesso público disponibilizado no do YouTube (clique aqui para acessar). O projeto visa oferecer uma visão diferente e envolvente da cidade, por meio de um universo narrativo que destaca as memórias e transformações da área central da cidade contadas por meio de depoimentos de quatro moradores da mesma.




Jornalista, pós-graduada em Marketing.