Reitor da USCS é eleito presidente da recém-criada ANIMES

Com a colaboração de Luciano Cruz

O reitor da USCS, Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi, foi eleito presidente da recém-criada ANIMES – Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior.

Na primeira semana de abril, a Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (AIMES-SP) realizou, na FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis), na cidade de Assis (SP), seu VIII Encontro Educacional que, além de servir para troca de ideias, debates e palestras, contou com uma grande novidade: a criação de uma entidade nacional (ANIMES), que congrega as instituições municipais de ensino superior brasileiras.

Segundo o professor Marcos Bassi, presidente também da AIMES-SP, a ideia é aumentar ainda mais a representatividade e a capacidade de articulação e organização das instituições municipais, agora em dimensão nacional, dando voz e visibilidade para um modelo ainda pouco conhecido do grande público, mas que há muitos anos tem desempenhando um importante papel no setor educacional brasileiro. “Nossas instituições de ensino têm muito em comum: somos um contraponto aos conglomerados financeiros que buscam na Educação margens exorbitantes de lucro e, por outro lado, representamos um modelo alternativo ao das universidades estaduais e federais, mantidas pelo poder público”, afirma.

Crédito: Equipe de Comunicação FEMA

O Brasil conta com 70 instituições municipais de ensino superior. São faculdades, centros universitários e universidades públicas, que, atualmente, encontram-se distribuídas nos estados de Pernambuco, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, entre outros. Essas instituições seguem as mesmas normas impostas às escolas públicas (contratação por concurso, compras via processo licitatório etc.), porém, se diferem destas ao utilizarem práticas de mercado próprias da iniciativa privada (como a cobrança de mensalidades, por exemplo), gerando assim suas próprias receitas.

Veja mais fotos do evento:

A AIMES-SP

Fundada em 2014, a AIMES-SP é formada por 26 instituições municipais de ensino superior do Estado de São Paulo, reunindo, no total, mais de 60 mil alunos. São Faculdades, Centro Universitários e Universidades com grande tradição em suas regiões, a maioria delas com cerca de 50 anos de atuação.