Notícias

Reitor da USCS assume presidência de Associação Internacional de Universidades

Nesta quinta-feira (23/6), o professor Marcos Sidnei Bassi, Reitor da USCS, assumiu a presidência da Associação de Universidades da América Latina e do Caribe para Integração (AUALCPI).

A cerimônia de posse aconteceu no Centro de Convenções de San Juan, em Porto Rico.

A AUALCPI é uma entidade não governamental de direito privado e tem como objetivo promover o desenvolvimento e a integração de universidades públicas e privadas da América Latina. A rede também conta com o apoio de órgãos de cooperação internacional que, por meio do seu trabalho, contribuem para uma meta comum: o desenvolvimento regional.

A Associação foi criada há 23 anos, na cidade de Mendoza, na Argentina. Atualmente, sua sede  fica em Bogotá, na Colômbia.

Confira, abaixo, entrevista com o professor Bassi sobre o tema:


– Fale um pouco mais sobre a AUALCPI e a atuação da associação.

Trata-se de uma associação de universidades, que conta com o apoio de outras entidades não governamentais, e  que tem como foco promover a integração regional. Para isso, promove uma série de ações. Para ficarmos apenas em três exemplos, é possível cita um programa de mobilidade, conhecido pela sigla EMUAL, voltado ao intercâmbio  de estudantes, professores, pesquisadores e gestores entre os diferentes países da América Latina e Caribe. Também é importante destacar o Observatório Latino-Americano de Ensino Superior (OLCIES), que monitora e analisa dados sobre a América Latina, de forma a detectar e executar ações necessárias para o processo de integração regional, contribuindo também com dados que orientem  a tomada de decisão por parte de governos da região. Chamo a atenção, ainda, para o Prêmio Gabriel Betancourt Mejía, que busca incentivar jovens universitários, de todas as áreas do conhecimento,  a disseminar propostas, visões, experiências e iniciativas sobre a integração regional, sempre como fator para o desenvolvimento humano sustentável.
– Quais serão suas primeiras ações à frente da associação?

Nossa intenção é promover, em setembro, no Brasil, um Fórum de Estudantes da América Latina e, em paralelo, organizar um Encontro com Professores e representantes das instituições associadas.  Também queremos colocar em curso uma ação de filiação, de forma aumentar o número de instituições associadas, sobretudo em relação às instituições brasileiras. Também pretendemos aprimorar questões referentes à validação internacional de diplomas, o que pode contribuir muito para o intercâmbio de alunos. Quero lembrar, no entanto,  que as atividades seguem ocorrendo. No início deste mês de junho, por exemplo, um de nossos professores aqui da USCS, o Ricardo Almeida, apresentou, por videoconferência, um seminário promovido pela AUALCPI, no qual  falou sobre “Convergências de integração e sustentabilidade no contexto do terceiro setor”.


– Qual a importância de fazer parte de uma associação como a
AUALCPI?

A internacionalização é um diferencial competitivo, tanto para o estudante quanto para a instituição de ensino. Ter a oportunidade de travar contato com a realidade de outros países é sempre  um processo de aprendizagem e de crescimento. Fazer isso por meio de uma rede consolidada e que possibilita um amparo mais amplo, como é o caso da AUALCPI, torna tudo ainda mais positivo. Outra questão que vale à pena destacar, sobretudo para nós, brasileiros, diz respeito à importância de reconhecermo-nos como parte da América Latina. Resquícios de uma herança cultural excessivamente americanófila/eurocentrista, por vezes, faz com que não nos atentemos para os nosso vizinhos, que contam com uma rica trajetória acadêmica, com instituições com mais de 400 anos. Além disso, apresentam um contexto histórico, político e social que nos é muito mais próximo, sem falar, é claro, na questão geográfica ou de língua.
Mais informações sobre a Associação de Universidades da América Latina e do Caribe para Integração estão disponíveis no site:  www.aualcpi.net/pt_br/




Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.