Projeto do Colégio USCS quer implantar rádio interna

O Colégio USCS está ministrando oficinas de edição de áudio e outras técnicas para implantação de uma rádio interna para o colégio. O primeiro passo do projeto é transmitir conhecimentos para a criação de podcast e, futuramente, capacitar tanto alunos quanto professores, para que eles sejam multiplicadores dessa ideia. Até o final do semestre, o objetivo é de que a parte física da rádio já seja implantada. O projeto é uma parceria com a Escola da Indústria Criativa, o Laboratório Hipermídias e o Colégio USCS.

Segundo o professor Rui Granado, docente da Escola da Indústria Criativa da USCS, “toda a parte de estrutura de programação será produzida e montada pelos alunos, composta pelo que eles gostariam de ter na rádio, para que o aluno interaja diretamente no conteúdo que ele está ouvindo”. Os estudantes vão aprender desde o conceito do que é um podcast, aulas de edição de áudio, sonoplastia etc.

“Nós queríamos que fosse uma rádio com a cara dos alunos. É importante ter um canal com as ideias deles, o que eles curtem no dia a dia. Estamos curtindo muito e esperando essa rádio nascer”, comenta Maria Luiza Conte Gerizani, professora do Colégio USCS. Já Eber Dias de Souza, também docente do colégio, está otimista. “Espero que isso possa ser útil para a escola e a comunidade em geral”, relata.

Para os alunos, os conceitos ensinados nas oficinas são úteis. “As aulas estão bem legais. Estamos aprendendo a mexer no programa Audacity para editar áudio. Dessa forma, já podemos colocar nossas ideias para a rádio em prática” explica Pedro Rodrigues, aluno do 1º ano.

“Eu me propus a ajudar toda a sexta-feira na oficina de rádio, pois eu entendo um pouco sobre edição e, assim, consigo auxiliar os alunos nesse projeto, montando algumas atividades. Eu gosto da área de Tecnologia e tenho vontade de seguir nessa área no futuro”, afirma Carlos Eduardo Naide, aluno do 1º ano.

Da esquerda para direita, Prof. Eber Dias de Souza, Profa Maria Luiza Conte Gerizani e Prof. Rui Granado.

Carlos Eduardo Naide, aluno do 1º ano.