Professora do Mestrado em Educação da USCS oferece curso para docentes em Lisboa

Entre os dias 30 de janeiro e 04 de fevereiro, a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Dra. Elizabete Cristina Costa Renders ofereceu o curso “Práticas Pedagógicas Inclusivas e Design Universal para Aprendizagem” no Centro de Formação de Escolas Antônio Sérgio em Lisboa, Portugal. Esta ação faz parte da colaboração em pesquisa com o professor Dr. Joaquim Melro, cujo objetivo é aproximar as discussões do paradigma da inclusão às práticas docentes cotidianas no âmbito da Educação Básica no Brasil e em Portugal, revisitando as experiências de inclusão escolar com base nos princípios do design universal para a aprendizagem (DUA).

Trinta e um professores, advindos de diferentes escolas de Portugal, participaram desta formação. A professora Mara Amaral, que concluiu seu mestrado no PPGE da USCS, também participou desta formação.

Elizabete Renders destaca que há um segundo passo neste processo colaborativo na rede de estudos do DUA. “Estou planejado, ainda para este semestre, o oferecimento deste curso também na USCS como parte da face extensionista do nosso Programa de Pós-Graduação em Educação. Serão convidados os professores das escolas públicas interessados em aplicar o DUA em suas aulas”, afirma a professora.