Notícias

Professora do curso de Ed. Física da USCS é a primeira brasileira a obter uma certificação pelo Método Mcgill

Por Lúcio L. Melo, gestor do curso de Ed. Física da USCS

A professora Maria Claudia Vanicola, do curso de Educação Física da USCS, é a primeira brasileira a obter uma certificação pelo Método Mcgill, que foi criado pelo Prof. Emérito Stuart Mcgill, da Universidade de Waterloo, no Canadá.

Durante toda sua vida acadêmica, Mcgill investigou questões relacionadas aos mecanismos causadores de dor lombar, identificando como reabilitar pessoas e melhorar a resiliência e o desempenho das lesões. Atualmente, ele é um dos maiores expoentes da pesquisa básica e aplicada para o entendimento da mecânica da coluna lombar. Por meio de seus estudos, produziu mais de 245 artigos em revistas científicas e recebeu prêmios internacionais, incluindo a “Ordem do Canadá”, em 2020, por sua liderança na área da dor lombar.

As dores na coluna afetam cada dia mais pessoas. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), apontam a dor lombar como a principal causa de incapacidade do planeta, limitando a capacidade de realizar atividades rotineiras de trabalho e de lazer. Em 2020, aproximadamente uma em cada 13 pessoas teve pelo menos um episódio deste problema, o que representou um aumento de 60% em relação a 1990.

Sabe-se também que o exercício físico é um grande aliado no combate às dores lombares, sendo o grande diferencial para não desenvolver a forma crônica da doença.

Assim, é muito importante que os alunos do curso de Educação Física possam estar cada vez mais em contato com o entendimento de todos o mecanismos que podem levar às dores lombares e como deve ser a sua orientação na manutenção de posturas adequadas e na aplicação correta de exercícios para a população.

Clique aqui e conheça o curso de Educação Física da USCS.




Jornalista, pós-graduada em Marketing.