Notícias

Professora da USCS publica artigo na revista científica British Food Journal

A docente do curso de Nutrição da USCS, Elaine Guaraldo, teve um artigo publicado na revista científica British Food Journal (Vol. 124,  No. 13, 2022,  pp. 66-80).

O artigo, de revisão (uma “scoping review“), fala sobre os impactos da lei de rotulagem de alimentos no Chile no comportamento de compra e consumo do consumidor chileno.

A escolha do Chile foi o devido ao fato dele ser o primeiro país do mundo a instituir a rotulagem frontal de advertências para alguns nutrientes considerados críticos e desfavoráveis para a saúde das pessoas.

Assim, a Lei prevê que os alimentos embalados/industrializados que têm uma determinada quantidade de açúcar, gordura saturada, e sódio maior que o estipulado na lei, devem conter um selo na forma de um octógono preto na frente da embalagem informando: “Alto em açúcares” e/ou  “Alto em gorduras saturadas” e/ou “Alto em sódio” e/ou “Alto em calorias”.

Segundo a professora, esse trabalho é importante porque, como a Lei Chilena é a primeira lei a instituir a rotulagem frontal de advertências, esse estudo daria uma “pista” se isso seria efetivo ou não ao consumidor, ou seja, se com essa informação ele iria mudar seus hábitos e reduzir o consumo de alimentos considerados não saudáveis: “Como há vários modelos de rotulagem frontal e isso é uma discussão mundial, essa revisão pode ajudar a entender o impacto deste tipo de ação e dar subsídios a outros países que querem implementar isso também”.

Clique aqui para ler o artigo.

Clique aqui e conheça o curso de Nutrição da USCS.