Professora da USCS é comentarista em lançamento de livro no México

A professora Dra. Priscila Perazzo, docente na graduação da Escola da Indústria Criativa e do Programa de Stricto Sensu (PPGCOM) da USCS, participou como comentarista, no dia 25 de outubro, do lançamento do livro “El programa Bracero en Colima. Enfoques plurales y experiencias de vida”, das autoras Dra. Karla Covarrubias e Dra. Ana Uribe. A atividade faz parte da visita da educadora ao México para a realização de oficinas, participação em congressos e conferência relacionados à História Oral na Universidade de Colima, instituição parceira da USCS no projeto de internacionalização.

O livro é produto do trabalho interdisciplinar de uma investigação sobre migração regional realizada pelos docentes vinculados à Universidade de Colima, e busca compreender o impacto social, econômico e cultural do Programa Bracero nas famílias colimenses. O leitor terá acesso a um debate sobre a experiência migratória contemporânea, com depoimentos dos migrantes.

O Programa Bracero (1942-1964) foi uma etapa histórica muito importante para as relações de trabalho entre México e Estados Unidos. Buscou prover condições legais para os trabalhadores mexicanos nos campos agrícolas e ferroviários no país vizinho. Por acordo entre os países, foram firmados cerca de cinco milhões de contratos de mexicanos que participaram deste programa. “É uma boa oportunidade de tornar pública estas histórias presentes no livro, bem como conhecer a história desses migrantes”.

Ainda como parte do convênio entre as universidades de Colima e USCS, a Dra. Priscila fará a organização do livro “Culturas Mexicanas: Comunicación de interés público y ciudadanía”.

Confira abaixo as fotos do dia do lançamento do livro: