Professor da USCS lança sexto livro

Romance traz as tentações e reflexões de um nonagenário

O escritor e professor da USCS, Joaquim Celso Freire lança, no dia 9/4 (sábado), na Livraria da Vila Shopping Higienópolis (Avenida Higienópolis, 618 – São Paulo) seu sexto livro, intitulado Meu pé de alecrim deu fulô.

A obra reencontra o personagem José Silva, já presente em Um Silva de A a Z (2007) e O Rio das minhas manhãs (2012). Agora com 90 anos de idade, o protagonista – que veio da roça, passou pela fábrica e aprendeu a ler Kierkegaard – vive com sua esposa em uma agradável casa de campo. No entanto, uma bela mulher reacende desejos antigos, abrindo as portas para novos sonhos e planos.

“Inicialmente, não pensava em uma trilogia, mas decidi retomar os personagens, desta vez centrando a ação em um intervalo de tempo bem mais curto. Ao longo de toda a história, passam-se apenas dois dias”, explica o autor, que segue fiel a seu estilo, fazendo da prosa poesia e impregnando a narrativa com cheiros, gostos e reflexões, tudo pontuado por inserções de personagens célebres de grandes autores da literatura universal, como Albert Camus, Clarice Lispector, Ernest Hemingway, Fiódor Dostoievski, Florbela Espanca, Franz Kafka, Voltaire, entre outros.

Veja as fotos do lançamento no Centro Cultural Alpharrabio no dia 24/2.

Sobre o Autor
Joaquim Celso Freire nasceu em Coronel Murta, região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, em 1952 e mora em São Paulo desde 1974. É professor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), onde foi também Pró-Reitor de Extensão. Atualmente, é vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
Informações: www.jcelsofreire.com.br; facebook/joaquimcelsofreire;www.alpharrabio.com.br

Joaquim Celso Freire

Foto: Priscila Tessarini

Publicações anteriores:
– Fazendo Poeira; poesia, 1977.
– Versos Avessos, com Débora de Simas; poesia, 2004.
– Políticas Públicas no Vale do Jequitinhonha – a difícil construção da nova cultura política regional; políticas públicas e desenvolvimento regional, 2005.
– Um Silva de A a Z; prosa e poesia, 2007.
– O rio das minhas manhãs; prosa e poesia, 2012.

Serviço:
Lançamento do livro “Meu pé de alecrim deu fulô”.
Data: 09/04/2016
Horário: a partir das 16h
Local: Livraria da Vila Shopping Higienópolis (Avenida Higienópolis, 618 – São Paulo)

A obra
Meu pé de alecrim deu fulô, prosa, 2015.
Freire, Joaquim Celso.
Literatura Brasileira/Ficção – Romance
96 páginas.
Alpharrabio Edições.

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.