Professor da USCS lança livro de registros fotográficos

No dia 16/4 (sábado), a partir das 15h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o professor da USCS e fotógrafo, Claudinei Nakasone, em parceria com o projeto Edições Sesc São Paulo, promovem o lançamento do livro O Tapa no Arena: repertório em imagens.
A obra trata-se de registros fotográficos dos espetáculos do grupo Tapa durante o ano de 2013, no Teatro de Arena, em São Paulo. Um dos mais respeitados grupos de teatro brasileiros, com dezenas de peças encenadas e diversas premiações recebidas ao longo de sua trajetória, o Tapa ganha um importante e perene registro fotográfico de Nakasone e textos do crítico de teatro Valmir Santos, da atriz e diretora Clara Carvalho e do ator e professor Guilherme Sant’Anna.
Fundado em 1979, no Rio de Janeiro, numa época em que a profissionalização do teatro estava começando, o Teatro Amador Produções Artísticas, ou grupo Tapa, foi criado pelo diretor Eduardo Tolentino, à frente da companhia até os dias atuais. Durante esses 37 anos, o grupo encenou mais de 60 peças, de nomes como Jean Genet, Tennessee Williams, Luigi Pirandello, Eugene O’Neill, Nicolau Maquiavel, Anton Tchekhov, Jean-Baptiste Molière, William Shakespeare, Henrik Ibsen e Bertold Brecht. Entre as premiações, já recebeu os prêmios Apetesp, Shell, Governador do Estado de São Paulo, Molière, APCA e Mambembe. Atualmente o Tapa está em cartaz no Rio de Janeiro, no Teatro Caixa Cultural, com Anti-Nelson Rodrigues, e em São Paulo, com Doze homens e uma sentença, de Reginald Rose, no Teatro Aliança Francesa.
Ao aliar o teatro e a fotografia, Nakasone mostra a energia e a força do gesto de cada ator diante da plateia e todo o trabalho do diretor e dos colaboradores para os espetáculos acontecerem. Após muitos anos acompanhando o grupo e assistindo a seus espetáculos, o fotógrafo defendeu uma dissertação de mestrado sobre o Tapa em 2001, considerada o primeiro trabalho acadêmico sobre a companhia. “Quando soube que o Tapa estava ocupando o Arena, liguei de imediato para Eduardo Tolentino e pedi autorização para fotografar todos os espetáculos a serem encenados. (…) Do outro lado da linha, ouvi um “sim”: Tolentino jamais me negou acesso para fotografar as montagens, mesmo sabendo que a câmera faz barulho, ainda mais em um espaço diminuto como o Teatro de Arena”, conta Nakasone, que registrou com igual sensibilidade diversos outros espetáculos em sua extensa carreira.

“As biografias da Companhia de Teatro de Arena e do Grupo Tapa foram atravessadas ou mesmo demarcadas pelo ímpeto amador que insuflou o modernismo e, ainda agora, guardadas as proporções da indústria cultural instalada, move corações e mentes no teatro de grupo. Esse modo gregário de organização e de pesquisa em linguagem e estética continuadas disseminou-se sem necessariamente deslizar para a demagogia fácil dos empirismos, primitivismos poéticos e afins”.

Valmir Santos – pesquisador e crítico de teatro

“A ocupação do histórico Teatro de Arena pelo Grupo Tapa durante todo o ano de 2013, para mim, integrante do grupo desde que ele se radicou em São Paulo em 1987, tem muitos significados. (…) É com respeito e encanto que um ator pisa no Arena, naquele lugar afinal pequenino, escuro, com suas arquibancadas negras, sua coxia apertada e aquela escada para o mezanino com seu elegante corrimão de metal dos anos 1950”.

Clara Carvalho – atriz

Veja algumas fotos da obra:

O Tapa no Arena

Sobre o autor

Além de ator, pesquisador de teatro e fotógrafo de diversos segmentos (publicidade, gastronomia, arquitetura, natureza, ensaios, entre outros), Claudinei Nakasone é formado em publicidade e propaganda e mestre em artes cênicas. Sua carreira teatral foi iniciada na companhia de Teatro da Universidade de Mogi das Cruzes (TUMC), onde atuou por 11 anos. É professor de fotografia há 20 anos, tendo lecionado na Faculdade de Belas Artes de São Paulo (Febasp), na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), na Faculdade Cásper Líbero (FCL) e na Universidade Paulista (Unip). Atualmente, é professor na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e na Universidade São Caetano do Sul (USCS).

livro Prof comunicação

O Tapa no Arena: repertório em imagens
Organizador:
Claudinei Nakasone
Ano: 2015
Páginas: 200 pp.
ISBN: 978-85-69298-57-1
Preço: R$ 95,00

Lançamento do livro O Tapa no Arena: repertório em imagens

Autor: Claudinei Nakasone

Data: 16 de abril de 2016, sábado, a partir das 15h30

Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Piso do Teatro

Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.