Fotos: Ana Paula Lazari
A Prefeitura Municipal de São Caetano dos Sul, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, premiou mulheres empreendedoras do município, em vários setores.
No setor Educação, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS, Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro, recebeu o prêmio: “Foi uma satisfação e uma surpresa também, pois esse prêmio veio em função do meu trabalho na USCS, na educação, em particular envolvendo a questão da tecnologia, a questão da inovação, num momento em que a USCS está trabalhando intensamente nesse processo de disseminar a cultura do empreendedorismo na instituição, de realmente se revestir daquele perfil de universidade empreendedora”.
A USCS, no último ano, foi beneficiada com dois projetos com fomento FINEP. Depois de aprovados, esses projetos se transformam em áreas de investimento dentro da instituição, com o Centro de Inovação, que será implantado em 2023.
Através de outro fomento FINEP, que é o Proinfra, a USCS também recebeu um equipamento de última geração, o primeiro no Brasil nessa linhagem, que é o “metabolômica”, que vai permitir o trabalho de pesquisa em diversas áreas. Esse equipamento faz uma avaliação de diagnóstico de vários tipos de materiais e produtos, nas áreas de pesquisa clínica, esporte, análise forense, nutrição, química, entre outras. A USCS também possibilitará que usuários externos utilizem esse equipamento.
“Teremos um seminário na quinta-feira, 9/3, às 18h, no campus Centro (clique aqui e saiba mais), no sentido de divulgar o que é metabolômica, essa técnica inovadora. Várias coisas nesse sentindo estão acontecendo na USCS, que iniciou com o HUB há dois anos. Agora vem o Centro de Inovação, tem também a pesquisa clínica, são momentos em que todos os cursos têm espaço para avançar nessa questão empreendedora”, explica a professora.
“Empreendedorismo não é só criar empresas, é uma forma inovadora de pensar tudo que nós fazemos. Inovação não necessariamente implica em tecnologia, ela implica em criatividade. Esse espaço que todas as mentes da USCS têm que trabalhar”.