PPGE-USCS desenvolve cooperação com a Universidade de Worcester na Inglaterra

Entre os dias 27 e 29 de janeiro, a professora Dra. Elizabete Cristina Costa Renders, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da USCS, visitou a Escola de Educação na Universidade de Worcester. Foram realizadas várias atividades de cooperação com o professor Dr. Sean Bracken e o grupo de pesquisa Inclusion by Design, por ele coordenado.

Desde 2018, esta parceria tem se consolidado por meio de publicações conjuntas, cooperação no desenvolvimento da pesquisa “A Escola para Todos”, que inova no sentido da aplicação dos princípios do design universal para aprendizagem em escolas na região do ABC paulista. Este é um projeto que conta com o financiamento da FAPESP e tem em perspectiva a construção da escola inclusiva no Brasil.

“Nossa equipe de pesquisadoras busca atuar em cooperação do grupo de estudos com similar interesse na Inglaterra com o qual temos constituído uma rede de apoio e troca de conhecimento”, explica a Dra. Elizabete.  Neste sentido, a docente proferiu uma conferência no grupo de pesquisa e apresentou os resultados parciais deste projeto para os professores do SENCO (Special Educational Needs Coordinator), os quais são responsáveis pela coordenação da educação especial na rede de ensino e tem aplicado o design universal para aprendizagem em prática pedagógica.