Notícias

PPGA realizou palestra sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos

No dia 20/10 (quinta-feira), das 9h às 12h, no Campus Centro, aconteceu a palestra “Política Nacional de Resíduos Sólidos: regramentos e orientações para os Entes Municipais”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Administração, Grupo de Pesquisa Gestão para o Desenvolvimento Sustentável (GDS).
A atividade teve como objetivo promover reflexão sobre a evolução da legislação brasileira sobre resíduos sólidos. O convidado para o encontro foi José Valverde Machado Filho.

Durante o encontro, Valverde trouxe alguns exemplos de processos de gestão de resíduos sólidos e explicou as responsabilidades de cada parte (governo, empresa, consumidor, etc) no processo, abordando ainda  a importância do planejamento dos municípios e estados com o plano de gestão de resíduos sólidos. “A gestão dos resíduos é um problema desafiador em todo o mundo, porém com planejamento e participação de todos, podemos buscar a sua melhor eficácia e adesão de mais municípios no processo. Ainda temos um grande caminho pela frente”, concluiu o palestrante.

Veja fotos da atividade:

 

Saiba mais sobre o palestrante 
Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Nove de Julho (2004), Especialista em Direito Ambiental pela PUC-SP (2006) e em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário SENAC (2009). Docente convidado desde 2006 para ministrar aulas no Curso de Especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC/COGEAE/SP). Palestrante, autor de livros, capítulos e artigos. Secretário Parlamentar de 2003 até o momento, tem formulado tecnicamente projetos de lei e coordenado as tramitações dos seguintes temas: resíduos sólidos (coordenou tecnicamente a formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, bem como a Política Estadual de Resíduos Sólidos de São Paulo, Lei nº 12.300/2006); áreas contaminadas; biodiversidade; pagamentos por serviços ambientais; eficiência energética e regulamentação da profissão de gestor ambiental. Atua na concepção de marcos regulatórios como fundamentos de políticas públicas com ampla participação da sociedade civil organizada para o fortalecimento do princípio do desenvolvimento sustentável. Preside o Instituto Cidadania Ambiental, Membro do Comitê de Jovens Empreendedores e seu representante no Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Atua Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Secretário Executivo do Consea/SP.

Mais informações sobre o Grupo de Pesquisa Gestão para o Desenvolvimento Sustentável (GDS). podem ser obtidas pelo e-mail coordenadoria.stricto@uscs.edu.br




Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.