A USCS obteve aprovação dos projetos PIBID e Residência Pedagógica, que haviam sido enviado à CAPES, para ofertar aos cursos de Licenciatura, que são Pedagogia e Educação Física. Foram cerca de 54 bolsas aprovadas, para serem distribuídas aos alunos(as) em dois programas, o PIBID, do 1º ao 4º semestre, e o de Residência Pedagógica, do 5º ao 8º semestre. Esses discentes irão permanecer no programa cerca de 18 meses. O valor da bolsa é o equivalente a R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês, o que significa um total de R$ 388.800,00 nesses 18 meses de projeto. A próxima turma terá início em 12 de novembro.
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é uma das iniciativas de política de formação inicial de docentes, criado pelo Decreto n.º 7.219/2010 e regulamentado pela Portaria 096/2013, visa principalmente, a valorização do magistério. Os objetivos principais deste programa são incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
“A partir da aplicação deste projeto (PIBID) os discentes irão se envolver de forma a observar a prática pedagógica realizada nas escolas em diferentes disciplinas, durante a semana. Porém é previsto em nosso projeto construir, a partir de saberes e conhecimentos adquiridos durante a sua jornada na Universidade, uma prática pedagógica reflexiva. Portanto, eles(as) serão colocados como sujeitos em movimento para com o pensamento (teoria) em ação (prática)”, afirma o professor Dr. Carlos Alexandre Felício Brito, docente do curso de Educação Física da USCS.
A Residência Pedagógica é um programa que visa dar oportunidade ao estudante de observar a prática pedagógica da professora em sala de aula. Cada professor tem um planejamento semanal, que é chamado de sequência didática. O aluno, durante a residência pedagógica, irá observar a sequência que a professora elabora durante a semana para passar o conhecimento para o aluno. O objetivo principal deste programa é a valorização do docente.
“A participação dos alunos consiste em ir 1 vez por semana nas aulas das escolas municipais de São Caetano do Sul. As escolas foram selecionadas pela Secretaria da Educação. Dentro da escola, há um professor responsável pelos (as) alunos (as), e eles são distribuídos pelas escolas. O professor titular sempre está junto para que os estudantes possam executar as tarefas, tendo a oportunidade de atuação e feedback da professora da sala. Para o estudante participante da residência pedagógica, é importante perceber o processo com os alunos, avaliar a própria sequência, se os alunos assimilaram e gostaram da aula, se a didática foi coerente.”, comenta a professora Ms. Cintia Helena Franco Pattaro, do curso de Pedagogia da USCS.
Saiba mais sobre os programas de Residência Pedagógica e PIBID.