Pesquisadora da USCS ministra oficina sobre Narrativas Orais no México

A professora Dra. Priscila Perazzo, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e da Escola da Indústria Criativa da USCS, ministra duas atividades sobre Narrativas Orais para os doutorandos do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Colima, como parte das atividades desenvolvidas no México. A oficina, chamada “Producción y Análisis de Narrativas Orales de Historias de Vida”, aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro.

“Essa oficina oferece um quadro introdutório sobre metodologia de História Oral na perspectiva dos Estudos Culturais, como estratégia para produzir conhecimento científico no campo das Ciências Sociais. Apresenta pressupostos teóricos sobre a construção de narrativas orais de histórias de vida e as possibilidades de interpretação e análise dos discursos produzidos. Essa metodologia se desenvolve por narrativas orais que disponibilizam ao pesquisador a memória individual e coletiva de sujeitos e de sociedades, de modo a contribuir para análise social”, afirma a professora Dra. Priscila.

O objetivo da oficina é oferecer aos participantes um conjunto de elementos teóricos, metodológicos e práticos das Narrativas Orais de Histórias de Vida para produzir e analisar os discursos produzidos pela memória social.

Na galeria acima, trabalho dos doutorandos sobre as fotografias deles. A partir das fotografias contaram suas histórias.

Ao final, contituíram uma mapa da identidade social do grupo.