Notícias

Pesquisa explora modelo de sistema contábil para setor público

O Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, da USCS, encerrou em setembro de 2015, projeto de pesquisa com fomento FAPESP Nº 2014/12317-1 intitulado “Sistema de informação contábil para a gestão pública em conformidade com as normas internacionais: Um estudo do modelo vigente”, o qual teve vigência de 12 meses.

O projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Laércio Baptista da Silva e contou com o apoio da pesquisadora Renildes Oliveira Luciardo, doutoranda do PPGA USCS, que teve sua Tese de Doutorado vinculada diretamente a este projeto.

A pesquisa desenvolvida atendeu com êxito seu principal objetivo: compreender o modelo de sistema contábil vigente à luz das normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (IPSAS/IFAC). Percorreu no período de 01/02 a 08/08/2015, cinco Secretarias de Fazenda de Estados da Federação brasileira, selecionadas por região, sendo na Região Norte/PA, Região Sul/SC, Região Centro-Oeste/MT, Região Nordeste/PE e Região Sudeste/SP, para verificar na prática junto aos contadores e/ou pessoas envolvidas com a contabilidade e com o sistema de informação contábil, acerca de como estão ocorrendo as mudanças das normas contábeis no Brasil. Os resultados deste projeto estão sendo organizados em formato de artigo científico, para a publicação em eventos e periódicos qualificados na área ACT (Administração, Ciências Contábeis e Turismo) da CAPES.

O relatório técnico final do projeto já está aprovado pela FAPESP e será disponibilizado a todos os Entes da Federação no sentido de contribuir para o diálogo no processo de melhoria contínua da implantação das normas internacionais de contabilidade no setor público brasileiro. Bem como, terá continuidade com a aplicação das técnicas de coleta de dados primeiramente junto aos municípios do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Pesquisa “Controladoria, Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente” do Departamento de Ciências Contábeis da UFMT. Os resultados desta pesquisa deverão ser amplamente divulgados através de palestras juntos à Entidade da Classe Contábil (CRC/CFC), os Entes Federativos e comunidade em geral, enfatizando a importância do sistema contábil na administração pública em conformidade com as normas internacionais, voltada para o enfoque patrimonial e para o regime de competência, para a geração com qualidade da informação contábil aos usuários internos, externos, e para toda a sociedade.

PPGA pesquisa contabil

Equipe de contadores da Secretarias de Fazenda de Estados da Federação Brasileira (SEFA-PA)




Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.