Notícias

Pesquisa aborda gestão da agricultura familiar

O  Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, encerrou em dezembro de 2015 projeto de pesquisa com fomento do CNPQ (nº 409081/2013-2), intitulado Gestão para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região do Vale do Rio Cuiabá – MT, que teve vigência de 23 meses.
Este projeto foi coordenado pela Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira e contou com o apoio de mais três pesquisadores: Elisandra Marisa Zambra – Doutoranda do PPGA USCS, que teve sua Tese de Doutorado vinculada diretamente a este projeto; Paulo Augusto Ramalho de Souza – Doutorando do PPGA USCS e Sandro Ribeiro da Costa – Colaborador.
A pesquisa desenvolvida atendeu com êxito seu principal objetivo: analisar o desempenho da gestão da agricultura familiar na região do Vale do Rio Cuiabá, frente às dimensões do Desenvolvimento Regional Sustentável, de interesse da Linha 1 de Pesquisa do PPGA. Os resultados deste projeto estão sendo organizados pela equipe, em formato de artigo científico, para serem submetidos à publicação em eventos e periódicos qualificados na área ACT (Administração, Ciências Contábeis e Turismo) da CAPES. O relatório técnico final do projeto será disponibilizado a agentes e representantes de instituições governamentais, não governamentais e agricultores familiares da região do Vale do Rio Cuiabá, o que permitirá maior aproximação da academia com a comunidade. Além disso, os resultados e o conhecimento adquirido pelos pesquisadores envolvidos neste projeto, já estão contribuindo na articulação entre graduação e pós-graduação e serão retransmitidos à comunidade geral, por meio de palestras. A equipe de pesquisadores entende que este projeto é um incentivo para que outros pesquisadores se engajem na aplicação de teorias, modelos e ferramentas da Administração em setores específicos, enfatizando a regionalidade em estratégias de gestão pública e organizacional.