Notícias

USCS e ViaMobilidade realizam campanha Setembro Amarelo em estações de metrô de SP

Orientações e indicação de onde o usuário pode buscar ajuda fizeram parte da ação

No dia 28 de setembro, estudantes e docentes de Medicina do Campus Bela Vista/SP da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) realizaram plantão voluntário entre 9h e 17h, em estações de metrô da Linha 5-Lilás. Trata-se da campanha “Você está tendo um dia difícil hoje?”, realizada por meio de uma parceria entre a  ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, e a USCS. Ao todo, foram três pontos, nas estações Campo Limpo, Largo Treze e Santo Amaro, com o objetivo de receber usuários da linha oferecendo acolhimento e orientação dos locais de atendimento caso necessário.

O docente responsável pelo projeto na universidade, Prof. Rodrigo Martins Leite, explica a importância da ação: “A ideia foi divulgar material educativo e principalmente, que as pessoas pudessem vir e perguntar, contar um pouco do que está acontecendo e a gente oferecer indicação de onde essa pessoa poderia buscar tratamento na rede SUS ou ainda indicar este tratamento a alguma pessoa que ela queira ajudar”.

A ação nasceu da busca do docente em contribuir com informações à população acerca do tema: “a gente tem 11.430 suicídios por ano no Brasil, isso dá em torno de 31 suicídios por dia no país, o que realmente é bastante delicado e como não há políticas públicas voltadas para o suicídio, é preciso ir tomando iniciativas, fazendo ações comunitárias, programas de prevenção nas empresas, nas universidades, nas instituições públicas e privadas, ocupando esse espaço pra tentar impactar nesses números crescentes, com ações que sejam realmente consistentes e efetivas”.

Ele ressalta que a falta de informação sobre o assunto e fatores culturais fazem com que muitos que necessitam acabem não buscando ajuda “Uma coisa que a gente observa é que as pessoas não sabem onde buscar tratamento na rede, sempre fica uma coisa pouco clara. O intuito é justamente pegar uma população que em geral desconhece a própria rede, focar também na população masculina, a gente sabe que 80% dos suicídios são cometidos por homens, então o homem, por questões culturais, tem mais dificuldade de assumir vulnerabilidade, fragilidade, tem mais dificuldade de procurar auxílio e tratamento, então é uma população alvo dessa intervenção”.

Além da ação, também em parceria com a USCS, a concessionária veiculou, nos monitores dos trens e estações, vídeos incentivando o cuidado com a saúde mental, convidando a refletir sobre temas como a ditadura da felicidade, apontada como uma das causas da depressão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ocorre uma morte por suicídio no nosso país a cada 45 minutos. Estudantes e professores da USCS atuaram nas estações de forma voluntária na ação.

 

USCS
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul é uma autarquia municipal com 51 anos de existência, que oferece mais de 40 cursos de graduação, além de pós-graduação, sendo lato e stricto sensu. Em 2019, passou a oferecer também ensino médio, com o lançamento do Colégio Universitário USCS. Hoje a universidade conta com quatro campi de atuação, incluindo um campus na cidade de São Paulo, localizado no bairro Bela Vista. O curso de Medicina do Campus Bela Vista/SP teve início em 2016 e visa contribuir com a ampliação da formação de profissionais médicos, com um currículo integrado, orientado por competência e comprometido com a melhoria da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde – SUS.

Rodrigo Martins Leite
Médico Psiquiatra (USP) e docente no curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul  (USCS – Campus Bela Vista-SP), é diretor dos Ambulatórios do IPq (Instituto de Psiquiatria) do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Também é palestrante e organizador de capacitações em saúde mental em escolas, empresas, ambulatórios e hospitais. Especialista em Terapêuticas Tradicionais e Práticas Integrativas.

ViaQuatro ViaMobilidade
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.