Palestra: Linguagem jornalística na mídia impressa e no rádio

No dia 20/4 (quarta-feira), das 19h30, o Auditório (Prédio B) do Campus Barcelona recebe os jornalistas Ana Nery de Farias, Agostinho Teixeira (Rádio Bandeirantes) e o professor Edgar Oliveira Barros para um debate que visa a discussão acerca do tema “Linguagem jornalística na mídia impressa e no rádio”.
O encontro faz parte da disciplina de Linguagem Jornalística, aos estudantes do terceiro semestre de Comunicação do Núcleo Comum. A proposta é trazer aos futuros comunicadores um painel da linguagem atual do rádio e contraponto com o que era produzido na mídia imprensa.

Mais sobre os palestrantes:
Edgard Oliveira Barros
Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, foi repórter de jornais Associados, tendo trabalhado também nas extintas rádio Difusora e TV Tupi. No meio do caminho teve a Propaganda e Edgard trabalhou na MPM Propaganda, para depois fundar a sua própria empresa de publicidade. Ganhou vários prêmios e foi considerado um dos “cobrões” da propaganda. Durante 10 anos foi diretor de redação do extinto Diário Popular, dirigindo o jornal inclusive em sua edição centenária, glória que poucos jornalistas do mundo podem conhecer. Não é toda hora que um jornal completa 100 anos. Deixando o Diário Popular começou a dar aulas na FACOM/UniFIAM no ano de 1986.
Criou o jornal Imprensa Livre na cidade de Atibaia, com circulação regional. Semanário, o jornal passou a diário tendo inclusive implantado seu próprio parque gráfico com modernas rotativas. Trabalhava no mínimo 18 horas por dia e todos os dias. Cansou.
E faltou dinheiro. Parou o jornal e voltou a dar aulas, sua paixão, na FIAM. Publicou três livros de crônicas e um livro-manual de Jornalismo dedicado aos alunos da escola: Quem? Quando? Como? Onde? O quê? Por quê?.

Ana Nery de Farias
Âncora da Rádio Bandeirantes AM – – Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais (2015) ( FMU)/ Também em Letras e Literatura (2007) ( Metodista);
Formada em Jornalismo pela FMU – (2004);
Repórter e produtora da Rádio USP – 2007;
Repórter da Rádio Bandeirantes desde 2009;
Passou também pelas Revistas Saúde é Vital! ( Abril) ( 2010), Frutas & Saúde (2008/2009/2010 ( Minuano).

Agostinho Teixeira
Repórter investigativo da Rádio Bandeirantes. – Formado em Jornalismo pela PUC/SP em 1991;
Repórter e redator do programa “Tome Ciência” da Rádio USP – 1986/1987;
Repórter da Rádio Jovem Pan – 1986/1996;
Repórter da Rádio Bandeirantes desde 1996;
Professor de Radiojornalismo da Faculdade Cásper Líbero – 2000/2001 .

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pessoni@uscs.edu.br

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.