Notícias

Outubro Rosa na USCS

Palestra com mastologista

No dia 21/10/22, a médica mastologista Andrea Cubero esteve no campus Barcelona para uma palestra oferecida aos funcionários. Ela explicou as características do câncer de mama, ressaltou a importância do diagnóstico precoce para obter a cura, comentou sobre a efetividade de campanhas como o Outubro Rosa e esclareceu dúvidas.

14/10 – Todos de rosa

No dia 14/10/22, estudantes, professores e funcionários da USCS usaram alguma peça rosa para lembrar, mais uma vez, a conscientização e a importância dessa data. Veja algumas fotos:

Outubro Rosa na USCS

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais frequente na mulher brasileira (e que, de forma mais rara, também pode acometer os homens). O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre essas doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Veja algumas ações que acontecerão na USCS durante este mês:

14/10:
Vista-se de rosa!
Convidamos estudantes, professores e funcionários a usarem qualquer peça com a cor rosa. Se postarem fotos nas redes sociais, podem marcar o perfil da USCS: @uscsoficial.

15/10:
Palestra
8h45 – “Aspectos psicológicos do adoecimento
por câncer de mama” (Auditório do campus Barcelona).

Mesa de debate
10h – “
A equipe multidisciplinar no tratamento para ocâncer de mama”
(Auditório do campus Barcelona).

21/10:

16h – Palestra com a médica mastologista Andrea Kubero (Auditório do campus Barcelona).

22/10:
Evento*
“O que toda mulher precisa saber” (Auditório do campus Centro)

9h – Métodos para não engravidar.
10h30 – Não consigo engravidar. Reprodução assistida é uma opção?
11h30 – Infecções Sexualmente Transmissíveis.
12h30 – Coffee break.
Sorteios e cupons de desconto.

*Gratuito e aberto ao público externo.
Endereço do campus: Rua Santo Antônio, 50 – Centro – S. C. Sul.

Inscrições: https://www.uscs.edu.br/aacc/programacao

 

Prefeitura

Para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul tem realizado diversas ações. Durante todo o mês, as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) realizam diversas atividades como palestras, coleta de citologia oncótica em livre demanda, rodas de conversa com temas do universo feminino e workshops de artesanato, além de oferecer massagens e maquiagens. O grande destaque fica por conta da carreta móvel de Saúde, que funcionará de forma itinerante até dia 29 de outubro, percorrendo diversos espaços da cidade.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. Exames de papanicolau e avaliação são realizados em livre demanda. Já os exames de ultrassom da mama são feitos com agendamento prévio, para pacientes que têm guia de encaminhamento. Além disso, alunos do curso de fisioterapia da USCS informam as mulheres que aguardam seus exames, sobre hábitos de vida saudável e a importância da atividade física na prevenção e redução dos riscos do câncer.

CAMINHADA

No dia 23, às 9h, a Secretaria de Saúde, o Fundo Social de Solidariedade e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul realizarão uma caminhada na Avenida Presidente Kennedy, alertando sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama.

PROGRAMAÇÃO CARRETA MÓVEL

5 a 8 de outubro – Praça Cardeal Arcoverde;
10 a 15 de outubro – Praça da Figueira;
17 a 22 de outubro – Avenida Presidente Kennedy, 2.400, em frente ao CISE João Castaldelli;
24 a 29 de outubro – Avenida Goiás, 1.111, em frente ao Teatro Santos Dumont.

PROGRAMAÇÃO UBS’s

Todas as UBS’s estão com programações especiais durante este mês. As unidades que atendem o programa Saúde Hora Extra farão exames de prevenção em livre demanda no terceiro horário e aos sábados. Consulte a programação completa na UBS de cada bairro.

Com informações da Prefeitura de São Caetano do Sul.