Oficina de Empreendedorismo Social está com inscrições abertas para o 2º semestre de 2017

A CIDAP (Coordenadoria de Integração, Desenvolvimento e Apoio Profissional) promove neste semestre mais uma edição da Oficina de Empreendedorismo Social.

Sob a coordenação do Professor Ricardo Almeida, a Oficina é uma atividade de extensão da USCS desenvolvida para a capacitação de jovens empreendedores, visando a elaboração e a aplicação de projetos sociais acadêmicos a partir do PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais.

O objetivo é provocar no participante a atitude proativa, que possibilite seu envolvimento em ações norteadas pela sustentabilidade das propostas desenvolvidas e pelo protagonismo estudantil, direcionadas à solução de problemas reais, possibilitando ao estudante atuar como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso.

Oficina de Empreendedorismo Social

Conteúdo programado / objetivo de cada unidade:

Unidade 1 – Apresentação do programa: Contextualização da participação universitária e os protagonismos de juventude.

Objetivo: Que o participante identifique a oportunidade de adquirir competências em ações de voluntariado e cidadania aplicando o conhecimento acadêmico para o desenvolvimento de projetos que compreendam empreendimentos, ações e atividades sociais sustentáveis e/ou de contribuição comunitária.

Unidade 2 – Contextualização do empreendedorismo e inovação nos negócios de impacto social.

Objetivo: Que o participante compreenda as características do empreendedorismo orientado aos negócios de impacto social e exercite um plano de ação o desenvolvimento de projeto acadêmico de extensão social a fim de captar recursos que se configuram como capital social para a execução e sustentabilidade da proposta elaborada.

Unidade 3 – Exercício de elaboração de projeto.

Objetivo: Compreender as etapas de execução do plano de ação, controle e aferição de resultados como um processo lógico, de comunicação e de construção de alianças e parcerias para escrever o documento do projeto.

Unidade 4 – Avaliação.

Objetivo: Que o participante compreenda a importância da avaliação na execução do plano de ação, os resultados quantitativos e qualitativos, o impacto social e aproveitamento do capital social envolvido na ação.

Datas e horários

As atividades presenciais de capacitação da oficina ocorrem em duas turmas.

Local: Sala 65 – Campus Barcelona

Turma 1

Datas: 12, 19 e 26/08 e 02/09

Turma 2

Datas: 15, 16, 17, 22, 23, 24, 30 e 31/08

Para conhecer mais sobre o projeto e realizar sua inscrição, clique aqui.
Vale 20 horas de AACC (grupo generalista) e, para isso, é necessário o mínimo de 75% de presença.