O Brasil perdeu um grande jornalista…

Nesta segunda-feira (22/8), foi divulgado o falecimento do jornalista Geneton Moraes Neto, vítima de complicações a partir de um aneurisma na aorta.

Se por acaso, você estudante de jornalismo da USCS, ainda não conheceu o seu trabalho, é fundamental rever essa falha: trata-se de um dos maiores entrevistadores que esse país já teve. Com a carreira iniciada na imprensa escrita de Pernambuco, acabou se destacando mesmo na televisão, mais especificamente nas Organizações Globo.

Dono de um apurado senso jornalístico, típico de grandes repórteres, Geneton passou por vários programas da TV Globo, mas conseguiu mostrar ao público todo o seu talento na Globo News, onde teve liberadade para produzir entrevistas maravilhosas, no programa Dossiê Globo News. Durante a carreira, entrevistou inúmeras personalidades, incluindo três astronautas que pisaram na Lua, dois vencedores do Prêmio Nobel da Paz, os dois militares que dispararam as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, a mais jovem passageira do Titanic e o assassino de Martin Luther King. Ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais com suas entrevistas.

Produziu incríveis documentários jornalísticos, como “Canções do Exílio”, em que artistas falam do período em que viveram em Londres durante a ditadura, “Garrafas ao Mar: A Víbora Manda Lembranças”, tratando da vida e do trabalho do jornalista Joel Silveira, “Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos”, trazendo segredos e emoções dos jogadores brasileiros que participaram da decisão da Copa de 1950, “Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro”, sobre a polêmica causada por Glauber Rocha ao apoiar a abertura política proposta por Geisel, e “Boa Noite Solidão”, lançado em janeiro deste ano, sobre a inversão da migração nordestina.

Também escreveu diversos livros, como “Os Segredos dos Presidentes”, “Dossiê História: Um Repórter Encontra Personagens e Testemunhas de Grandes Tragédias da História Mundial”, “O Dossiê Drummond: a Última Entrevista do Poeta”, e “Cartas ao Planeta Brasil”.

Peço que procure acessar qualquer das entrevistas ou documentários produzidos por Geneton, ou procure ler alguns de seus livros, para ter uma ideia do quanto o jornalismo e o jornalista podem fazer para que nossa sociedade compreenda os fatos que a envolvem e evolua.

Autor: Prof. Ms. Flávio Falciano – Gestor do curso de Jornalismo

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.