Neste mês, a nova sede do CPC (Centro de Pesquisa Clínica) da USCS completa o seu 1º ano. As atividades Centro tiveram início nas dependências do Hospital São Caetano (em espaço próprio destinado aos estudos), em julho de 2020, com os estudos da vacina Coronavac (Sinovac Biotech/Instituto Butantan). Após isso, foram testadas pelo Centro as vacinas da Janssen (empresa farmacêutica da Johnson & Johnson), também para o covid-19; a vacina tetravalente contra a gripe (Instituto Butantan) e a Butanvac (vacina 100% brasileira contra o covid-19).
Hoje, além das vacinas citadas acima, o Centro de Pesquisa Clínica da USCS realiza a testagem de fármacos e desenvolve diversos estudos na área da saúde em parceria com instituições nacionais e internacionais. Entre eles, podemos citar:
Estudo com pessoas que vivem com HIV: Esse estudo observacional multicêntrico nacional investiga os resultados de pessoas com HIV no Brasil que iniciaram o uso de um tratamento específico com o medicamento Dolutegravir (DTG). Os resultados são comparados com os de um grupo de pessoas que usaram outros tratamentos. O estudo é conduzido no CEPADI (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas), localizado na Av. Dr. Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação, em São Caetano do Sul-SP.
Estudo que avalia a interação entre linfoma agressivo, Retrovirus Endógenos Humanos (HERVs), Epstein-Barr virus (EBV) e HIV : Este estudo translacional investiga como certos vírus antigos, chamados retrovírus endógenos humanos (HERVs), influenciam o câncer, analisando também a interação com EBV (Epstein-Barr virus) e HIV. Embora as sequências de HERVs tenham sido ignoradas no passado como “lixo” de DNA, há evidências de que algumas dessas sequências desempenham papéis cruciais na fisiologia humana e no desenvolvimento de doenças, incluindo o câncer.
Serão estudadas amostras de linfoma de pacientes do Brasil, com e sem EBV e HIV, utilizando-se de tecnologia avançada para entender melhor esses mecanismos. A ideia é que seja avaliada a possibilidade dos HERVs serem utilizados na prática clínica como marcadores diagnósticos ou alvos para novos tratamentos. Para a realização do estudo, pacientes com suspeita de linfoma são recrutados por seu médico assistente e, por meio do estudo, submetidos a biópsia tumoral, recebendo o resultado para dar seguimento ao tratamento, com qualidade e agilidade. Para isso, o CPC convidou vários serviços de hematologia, infectologia e cirurgia de cabeça e pescoço de SP e Grande ABC para serem recrutadores dos potenciais participantes do estudo.
Estudo para pessoas portadoras de diabetes tipo 2, hipertensão, insuficiência cardíaca e/ou doenças renais crônicas: O estudo iCaReMe é um estudo observacional mundial que busca entender como pessoas com condições como diabetes tipo 2, hipertensão, insuficiência cardíaca e doença renal são tratadas no dia a dia. Coletaremos dados dos participantes para entender melhor a história e a progressão dessas doenças, além dos tratamentos e resultados na prática clínica. O objetivo é melhorar a qualidade e os resultados dos tratamentos para reduzir complicações. Informações sobre o estado de saúde, tratamentos e uso de cuidados médicos serão coletadas dos registros médicos de rotina dos participantes. A participação neste estudo é crucial para melhorar o conhecimento sobre a eficácia e segurança dos tratamentos atuais. Esse estudo é conduzido no Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, localizado na Rua São Paulo, 1840, Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul-SP.
Estudo para adultos hospitalizados com diagnóstico de pneumonia grave adquirida na comunidade (PAC): Trata-se de um estudo multicêntrico mundial, que tem como principal objetivo avaliar a segurança e eficácia de um produto investigacional para pneumonia comunitária grave com indicação de ventilação mecânica invasiva. Os participantes são randomizados para receber a medicação do estudo ou o placebo, que é um comparador que não contém a medicação do estudo. O estudo está sendo conduzido no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (HMEAS), na rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul/SP.
Estudo para adultos hospitalizados com COVID-19 moderada ou grave: Estudo multicêntrico mundial. O principal objetivo do estudo é avaliar a segurança e eficácia de um produto investigacional para pacientes com COVID-19, com necessidade de uso de oxigenioterapia. Os participantes são randomizados para receber a medicação do estudo ou o placebo, que é um comparador que não contém a medicação do estudo. O estudo é conduzido em dois hospitais municipais de São Caetano do Sul, são eles:
Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (HMEAS), na Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul-SP.
Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, localizado na Rua São Paulo, 1840, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul-SP.
SOBRE O CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA DA USCS
Criado inicialmente com o intuito de estar à frente das demandas da pesquisa clínica e no enfrentamento da Covid-19, o Centro de Pesquisa Clínica da Universidade de São Caetano do Sul (CPC – USCS) surge para propor inovações no setor, oferecendo auxílio em todas as fases dos ensaios clínicos. A unidade foi inaugurada em julho de 2020, contribuindo com o desenvolvimento de vacinas para conter a pandemia, além de estudos de prevenção e diagnóstico. Formular, identificar, priorizar, avaliar e garantir os protocolos de pesquisa são diretrizes da equipe em diversas áreas terapêuticas, independentemente do estudo. O foco é auxiliar as indústrias farmacêuticas, oferecendo a estrutura ideal para testar novas solicitações sem deixar de lado a qualidade científica, clínica e regulatória.
Saiba mais em: uscspesquisaclinica.com.br