Notícias

Mostra de Iniciação Científica USCS 2023-2024 conta com mais de 97 trabalhos apresentados

Aconteceu no sábado, 19/10/24, a Mostra de Iniciação Científica (MIC) da USCS. A atividade integra o “Programa de Iniciação Científica” da Universidade, voltado a estudantes de Graduação e do Ensino Médio, que realizam pesquisas acompanhados de um professor-orientador, visando à compreensão de fenômenos sociais, naturais ou tecnológicos.

Na oportunidade, foram apresentados mais de 97 banners, com trabalhos de diversas áreas do conhecimento.

“O evento é de grande importância, pois marca o fim de um ciclo de um ano de pesquisas desenvolvidas pelos alunos, com o objetivo de divulgar os resultados alcançados.”, destacou o professor Milton Farina, coordenador do Programa de Iniciação Científica para os cursos de Graduação e Pós-Graduação da USCS.

Amanda Santos Canedo, aluna do 6º semestre do curso de Medicina do campus Itapetininga, apresentou seu trabalho sobre “Exposição Ocupacional ao Benzeno”. Ela afirmou que participar da Iniciação Científica foi uma experiência muito enriquecedora, onde ela aprendeu muito durante todo o processo.

De acordo com o professor Carlos Bognar, coordenador da Iniciação Científica do ensino médio do colégio USCS, a MIC é um evento importante não apenas para os estudantes que estão participando, mas também para toda a comunidade acadêmica, pois oferece uma base sólida do que está sendo produzido na universidade e dos principais resultados obtidos: ”Eu destaco a boa participação de alunos, pais e professores, tanto da graduação quanto do ensino médio, pois esse é o sucesso do evento como um todo.”

“Fiquei nervosa ao apresentar, mas a experiência foi incrível e valeu muito a pena”, relatou a estudante Maria Eduarda Negrini Poveda, aluna do 2º ano do ensino médio do colégio USCS. Seu projeto foi sobre investigar o uso do ChatGPT no pedagógico, com foco no ensino de linguagem de programação para cursos de graduação e tecnológicos.

Thamires Sousa Rocha, aluna do 5º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, participou da Iniciação com o projeto “Viva Billings, Manancial Vivo”. A Represa Billings está completando 100 anos e Thamires explorou o impacto ambiental na região, com destaque para a perda da pesca artesanal, atividade que sustentou as famílias locais por quase 50 anos. Seu projeto tem como objetivo recuperar a saúde ambiental das águas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

Os professores agradeceram o apoio do CNPq, que oferece bolsas para os alunos, e o suporte da USCS, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Reitoria, por todo o esforço e dedicação no desenvolvimento desses programas.

Vale ressaltar que o evento ainda contou com o Prof. Daniel Vaz que apresentou o “Projeto Semilleros“, junto a dois profissionais da Colômbia, participantes do projeto.

Clique aqui e conheça o Programa de Iniciação Científica da USCS.