Missão USCS participa de cerimônia pela paz promovida pelas Nações Unidas

Evento realizado em Bogotá contou com a presença do ministro Rafael Pardo

A delegação de docentes da USCS, que realiza missão acadêmica na Colômbia, participou nesta terça-feira da cerimônia de encerramento semestral do programa “Mãos pela Paz”, que reúne 281 estudantes de 49 universidades atuando em ações de paz em 126 municípios colombianos. O evento, realizado no auditório do Hotel Plaza, de Bogotá, é patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão das Nações Unidas, cujo objetivo principal é promover o contato e conectar os países por meio de conhecimento, experiências e oferecer recursos necessários para ajudar os povos a obter uma vida melhor.

Na oportunidade, além dos estudantes, estiveram presentes diversas autoridades, entre eles Blanca Cardona, Coordenadora da Área de Governabilidade Democrática do PNUD e Rafael Pardo, ministro do Pós-Conflito, ministério que tem como objeto gerar as condições para aplicar o acordado na mesa de negociações da paz entre governo e as FARC.

A comitiva da USCS foi a convite da ONG Opção Brasil e teve oportunidade de acompanhar os depoimentos dos jovens que estiveram em atividades de extensão de campo que apontaram as mudanças na comunidade e em si mesmos com essa ação comunitária promovida pelas diversas universidades, no âmbito do PNUD.

A pró-reitora de pós-graduação da USCS, Maria do Carmo Romeiro, foi convidada a falar no evento e registrou seu agradecimento e alegria em participar desse momento histórico na Colômbia em busca da paz e salientou o quanto a comitiva brasileira estava aprendendo ao participar daquele encontro.

O PNUD está presente em 177 países e territórios, trabalhando com governos e pessoas para ajuda-las a encontrar suas próprias soluções para modelos mundiais e nacionais de desenvolvimento. Foi criado em 1966 e trabalha em 4 áreas principais: redução de pobreza e implantação dos Objetivos do Milênio; governabilidade democrática; prevenção de crises e recuperação; meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Fotos do evento

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.