A mestranda em Comunicação da USCS, Renata Ferrarezi, vai participar de um painel na Conferência Internacional de Cidades Criativas da UNESCO sobre a temática Desinformação, Educação Midiática e Mil Cities: a evolução das cidades inteligentes e criativas às cidades sensíveis, que neste ano, acontece em Santos – SP. Este trabalho nasce a partir da pesquisa acadêmica realizada por ela, sob orientação da Profa. Dra. Regina Rossetti, e que tem possibilitado a articulação de diversos atores da sociedade, que tem o potencial de fazer com que Santos seja também reconhecida como uma Mil City (Cidade que alfabetiza para a mídia e para a informação).
Em 2015, Santos foi reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa em Cinema, e acabou sendo também inserida no radar da economia criativa do mundo, por meio do desenvolvimento de políticas públicas que incentivam a inovação e a criatividade como fato de desenvolvimento econômico local e regional, sustentável e social.
A UNESCO também defende, em relação à urgência da educação midiática, também denominada Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), em inglês Media and Information Literacy (MIL), como uma ferramenta de combate à desinformação e propagação de fake news. Assim, lançou em Paris, em 2018, a iniciativa MIL Cities (Cidades Alfabetizadas em Mídia e Informação), que tem o cidadão como foco.
“Ao entrar no mestrado de Comunicação de Interesse Público na USCS eu acabei escolhendo as fake news e os seus impactos na democracia brasileira como projeto de pesquisa, dado o momento em que vivemos no nosso País de desinformação e em razão do meu envolvimento com a temática de uma forma mais aprofundada na cobertura das atividades da CPI das Fake News na Assembleia Legislativa de São Paulo, na função de jornalista e assessora parlamentar”, afirma Renata.
“Fiquei muito impactada com a dificuldade de entendimento sobre o assunto não somente da classe política, mas das pessoas em geral, a começar pela própria definição do que são fake news. Dessa forma, venho pesquisando sobre os riscos à democracia, as legislações que versam sobre o assunto. No entanto, o que eu considero mais motivador no mestrado profissional é o desenvolvimento do produto. A pesquisa acadêmica em si é muito importante, mas eu considero desafiador você poder refletir e contribuir como discente, enquanto pesquisador, para eventuais políticas e soluções que envolvam a sua cidade, sua comunidade, a sociedade como um todo. Esta é a finalidade do mestrado profissional”, relata a mestranda.
A jornalista tem trabalhado em conjunto com o co-chairman da Aliança Internacional da UNESCO em educação midiática (Unesco Mil Alliance), Alexandre Le Voci Sayad e a Seduc de Santos para que a Cidade possa adotar todos os protocolos e caminhar para capacitar a sua população de forma inovadora no desenvolvimento de competências em educação midiática, integrando às políticas e estratégias municipais, envolvendo ambientes formais de educação e não formais como espaços públicos e aparelhos sociais. “Por isso, fomos convidados a montar um painel na Conferência Internacional de Cidades Criativas sobre a temática Desinformação, Educação Midiática e Mil Cities: a evolução das cidades inteligentes e criativas às cidades sensíveis. É extremamente gratificante colaborar para a construção de pontes entre universidade (pesquisa), Unesco, autoridades governamentais, ONGs e redes relacionadas. Educar em rede é tarefa da sociedade, cada um de nós tem o seu papel”, relata.
Serviço:
Painel: Desinformação, Educação Midiática e Mil Cities: a evolução das cidades inteligentes e criativas às cidades sensíveis
Moderadora: Maria Helena Marques, secretária adjunta de Educação de Santos
15h30 às 15h50- Renata Ferrarezi- Políticas de combate à desinformação
15h50 às 16h10- Andressa Luzirão- Educomunicação, educação midiática e afetividade: o projeto Memórias em Rede na escola pública
16h10 às 16h30- Alexandre Le Voci Sayad- Mil Cities e a evolução das cidades inteligentes e criativas às cidades sensíveis
16h30 às 16h50- Cristiane Domingues: A educação impulsionando o letramento midiático e informacional – um compromisso que vai além da alfabetização e do letramento digital.
Data: 19/07, das 15h30 às 17h.
Evento aberto ao público.
Inscrições pelo site: https://expobraziliancreativecities.visitesantos.com.br