Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da USCS tiveram suas notas elevadas na Avaliação Quadrienal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
O Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração (Mestrado e Doutorado) teve sua nota elevada de 4 para 5; o Mestrado Profissional em Educação avançou de 3 para 4; o mesmo ocorreu com a nota do Programa de Pós-Graduação Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público (Mestrado); já o Programa de Pós-Graduação Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde (Mestrado) manteve a nota 3 (e aqui cabe uma explicação adicional: por ter iniciado suas atividades apenas em 2018, a avaliação se deu tendo como base apenas uma parte do período convencional – que, originalmente, seria de 2017 a 2020).
Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS, professora Dra. Maria do Carmo Romeiro, a conquista reflete o reconhecimento do esforço de professores, alunos e funcionários. “O avanço das notas é um reconhecimento de qualidade. É motivo de grande satisfação, resultado direto do trabalho realizado por todos que vivem a universidade”.
O professor Dr. Eduardo de Camargo Oliva, Gestor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, destaca que a nota 5 do Programa permite uma inserção cada vez maior na comunidade científica. “O Programa de Pós-Graduação em Administração existe desde 1998. Durante todo esse período, muitos alunos já conquistaram sua titulação aqui, sejam oriundos da região metropolitana de São Paulo ou de diversos outros estados do Brasil. Esse avanço na nota da CAPES mostra que a comunidade acadêmica reconhece esse trabalho que vem sendo feito, com o apoio de todos que confiaram em nosso trabalho. Essa nota também nos permite ofertar cursos de mestrado e doutorado fora de sede, em outras localidades do país”.
A professora Dra. Ana Sílvio Moço Aparício, gestora do Programa de Pós-Graduação em Educação, também chama a atenção para a chancela que a avaliação da CAPES representa. “Esse foi o primeiro quadriênio em que nosso curso foi avaliado, já que teve início em 2016. Para nós, o avanço na nota é uma grande conquista, que indica que estamos no caminho certo, conquistando nosso espaço e consolidação”.
Seguindo a mesma linha, o professor Dr. Nonato Miranda, Pró-Reitor de Inovação em Ensino, e também responsável, em parceria com a professora Aparício, pela Gestão do Mestrado em Educação, complementa. “Embora a nota corresponda ao último quadriênio, nosso trabalho foi planejado muito antes disso. É uma avaliação muito boa porque nenhum programa profissional de educação obteve uma nota superior a 4. Em breve, já devemos apresentar o projeto para o Doutorado em Educação”.
A docente e gestora do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Dra. Regina Rossetti, argumenta que a nota 4 é resultado do esforço e dedicação do PPGCOM-USCS. “Nós tivemos nota máxima em todos os quesitos. O Mestrado Profissional em Comunicação da USCS é uma referência nacional, com as melhores notas possíveis na avaliação do quadriênio. Isso abre portas para que possamos enviar uma proposta de doutorado em Comunicação para a CAPES. Estamos muito felizes, é um reconhecimento do nosso trabalho”.
Já em relação ao Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde, como já citado, é natural que não tenha havido um avanço na nota, uma vez que o programa não pôde ser avaliado integralmente. (A CAPES utilizou como base de sua avaliação o quadriênio de 2017 a 2020, do qual o Programa funcionou apenas por dois anos: 2019 e 2020). Neste contexto, a professora Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia, coordenadora do PPGES, explica que o curso trabalha alinhado com os demais Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. “Nosso programa segue os mesmos princípios dos demais aqui na USCS, que têm bastante tradição, para que possamos seguir as diretrizes preconizadas pela CAPES”.
Saiba mais sobre os cursos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da USCS clicando aqui.