Por Priscila Perazzo
A Professora e Coordenadora do Laboratório Hipermídias e do Centro de Memória Prof. Oscar Gorbelotto, Priscila Perazzo, autora do livro “Prisioneiros da Guerra” (Humanitas, 2009), esteve presente na pré-estreia do filme documentário “Os Súditos do Eixo: campos de concentração no Brasil durante a II Guerra Mundial”, do diretor Francisco Magaldi, em evento voltado para formação de professores, a “17ª Jornada das Licenciaturas, Os Caminhos da Educação”, que ocorreu no dia 17/05, na cidade de Itapiranga, no oeste de Santa Catarina. A obra de Perazzo, que teve origem na sua tese de doutorado, foi inspiração para o documentário de Magaldi.
Rosana H. Faber, mestre em comunicação pela USCS com o tema sobre refugiados do nazifacismo no Brasil, acompanhou o diretor e a professora e foi uma dos narradores do filme. A cidade selecionada para a reprodução do filme documentário, Itapiranga, está localizada na região onde também aconteceu a imigração alemã a partir do início do século XX, o que liga a história nacional a história local em comunidades formada por imigrantes. No documentário, há cenas e histórias relacionadas à repressão de pessoas de nacionalidade alemã da cidade na época da Segunda Guerra Mundial.
O filme documentário de uma hora e meia foi produzido pela Thor Filmes, com a produção executiva de Rojer Madruga, direção de Francisco Magaldi Martorano e edição de William Araújo. Em novembro de 2023 estreia no Canal Cine Brasil. Em seguida, poderá ser visto nas redes sociais e streamings.
Segundo a Profa. Priscila, esse é um momento importante para a cidade e para a comunidade acadêmica: “Unimos ação de pesquisa, divulgação científica e educação, pois o filme foi exibido para professores, estudantes e comunidade local”.