Notícias

Juventude Eterna: como a Dança Circular renova o espírito na Terceira Idade

Os alunos da UniSênior tiveram um bimestre de aulas da disciplina “Danças Circulares: no balanço da roda, o balanço da vida” com a professor Adriano Galhardo, que ofereceu a oportunidade para que eles conhecessem e vivenciassem diversos tipos de Danças Circulares, com ritmos, passos e músicas dos mais variados povos e épocas, possibilitando conhecimento e experiência da diversidade cultural e étnica presentes na experiência humana, relacionando ainda essas mesmas danças com o desenvolvimento da consciência para a convivência, para a sustentabilidade ambiental e para o desenvolvimento da cultura de paz.

As Danças Circulares nos convidam sutilmente a ter um maior contato conosco mesmos e uns com os outros, para olhar para o outro e enxergar o que há de melhor nele. A Dança Circular trabalha essencialmente com danças e movimentos de grupo, evidenciando nos gestos, passos e figuras da dança, os arquétipos da natureza e os padrões harmônicos da organização e manutenção da vida.

Segundo o professor Adriano, não é preciso saber dançar, porque as Danças Circulares são inclusivas, abrindo-se para todos aqueles que queiram despertar em si a conexão com o ritmo, com a melodia, com a alegria e com o ‘estar em grupo’, e respeitam os limites e dificuldades de cada um. Basta estar aberto para se movimentar e se integrar com as outras pessoas que estão na roda, soltar o corpo, entrar no embalo da música e se entregar.

Dançar não é privilégio apenas dos bailarinos. Dançando podemos vivenciar e constatar que dançar é uma das formas mais divertidas de cuidar do corpo, da mente e das emoções. Enquanto coordenamos os movimentos com o ritmo da música é possível recuperar a alegria, reduzir o nível de estresse, aumentar a autoestima, superar limitações físicas e restabelecer o convívio integrativo com o outro.

Dentre os objetivos das danças circulares estão, oportunizar um espaço de desenvolvimento físico e psíquico por meio do movimento espontâneo, num ambiente seguro e de acolhimento, proporcionando assim abertura para o autoconhecimento, possibilitando o pensar, o sentir e o agir por meio dos passos e movimentos da Dança Circular e do encontro, e trazer saúde física a medida em que estamos trabalhando o corpo.

A UniSênior funciona às segundas e quartas, das 14h às 17h, no Campus Barcelona da USCS, na Avenida Goiás, n° 3400, Bairro Barcelona, em São Caetano do Sul-SP.